PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro: Relembre o trabalho do treinador nos últimos 10 anos

Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro: Relembre o trabalho do treinador nos últimos 10 anos

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Luxemburgo assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2022

A história de Vanderlei Luxemburgo no futebol brasileiro ainda não acabou. Desde sua demissão do Vasco em fevereiro de 2021, o treinador estava desempregado e foi esquecido pelos clubes da elite nacional. Nesse ínterim, recebeu sondagens de Botafogo e Goiás.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contratado pelo Cruzeiro, ele retoma sua carreira com a responsabilidade de evitar a queda do clube para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com 13 pontos, a Raposa tem o mesmo número de pontos que Vitória, Ponte Preta e Londrina. No entanto, ocupa a 18ª colocação.

PUBLICIDADE

Para que, já foi o melhor técnico sul-americano entre 1993 e 2003, ele tenta recuperar a essência do seu trabalho. Afinal, não é qualquer um que conquistou cinco vezes o Campeonato Brasileiro: duas com o Palmeiras, uma com Corinthians, Cruzeiro e Santos.

PUBLICIDADE

Foi graças a esses clubes que Vanderlei Luxemburgo comandou a Seleção Brasileira que venceu a Copa América de 1999. Posteriormente, ele trabalhou no Real Madrid onde comandou Roberto Carlos, Zinedine Zidane, David Beckham, Ronaldo, entre outros.

Considerado um dos maiores técnicos da história do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo venceu o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão em 2003. Agora, nesta nova fase, a expectativa é que ele consiga resgatar a dignidade do torcedor celeste.

O Torcedores.com aproveitou o gancho e listou os últimos trabalhos de Vanderlei Luxemburgo desde 2011. Nesse ínterim, ele conquistou três campeonatos estaduais, acumulou demissões e foi questionado pela falta de um trabalho relevante nacionalmente. Confira!

Flamengo

Em 2011, Vanderlei Luxemburgo conquistou o Campeonato Carioca. Ele comandou um time estrelado que tinha Ronaldinho Gaúcho como maior astro. No ano seguinte, foi demitido após entrar em rota de colisão com o camisa 10.

PUBLICIDADE

Grêmio

Após deixar o Flamengo, o treinador foi contratado pelo Grêmio. Apesar de não ter conseguido classificar o time para à final Gauchão em 2012 e 2013, ele conduziu o Tricolor Imortal a terceira colocação no Brasileirão. No entanto, foi demitido em junho de 2013.

Fluminense

Foi contratado para substituir Abel Braga no Fluminense. Com ele no comando, o time teve péssimo desempenho na Copa do Brasil e Brasileirão. Além disso, teve problemas com o atacante Fred. Foi demitido após deixar o time na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Flamengo

Retornou ao Flamengo para evitar o rebaixamento no Brasileirão de 2014. No entanto, o time foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil pelo Atlético-MG. No ano seguinte, a equipe não fez boa campanha no Cariocão. Depois disso, foi demitido após os maus resultados no Brasileirão.

Cruzeiro

Em 2015, Vanderlei Luxemburgo retornou pela segunda vez ao Cruzeiro. Nesse ínterim, o time não fez boa campanha no Brasileirão e foi eliminado precocemente da Copa do Brasil. Ao todo, foram seis vitórias em 19 jogos. Foi demitido após 60 dias na Toca da Raposa.

PUBLICIDADE

Tianjin Quanjian

Em setembro de 2015, o treinador se aventurou na segunda divisão chinesa. Lá, acumulou maus resultados e muitas polêmicas no Tianjin Quanjian. Após deixar o clube, ele reclamou do amadorismo dos asiáticos e acusou, inclusive, a diretoria de manipulação de resultados.

Sport

Após anunciar sua despedida do futebol, Vanderlei Luxemburgo decidiu abandonar a aposentadoria e assumiu o Sport. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Pernambucano. Contudo, foi demitido após o time ser eliminado na Copa Sul-Americana de 2017.

Vasco

Apesar da desconfiança da torcida, Vanderlei Luxemburgo conseguiu realizar um bom trabalho à frente do Vasco. Ainda mais porque conseguiu tirar o time das últimas colocações do Brasileirão para obter uma vaga na Copa Sul-Americana de 2020.

Palmeiras

Antes de tudo, Vanderlei Luxemburgo voltou a ser protagonista no cenário nacional graças ao Vasco. Por isso, ele foi contratado pelo Palmeiras em 2020. Lá, venceu o Campeonato Paulista. No entanto, foi demitido após o time não apresentar um futebol convincente na temporada.

PUBLICIDADE

Vasco

No seu retorno à São Januário, Vanderlei Luxemburgo pegou um elenco com salários atrasados e um clube politicamente fragmentado. Após a queda do time para a Série B, a diretoria optou em não manter o veterano para esta temporada.

LEIA MAIS: 

Bastidores: Quem são os agentes por trás do acerto de Emerson Royal com o Barcelona 

Grêmio formaliza proposta por empréstimo de Carlos Vinícius, mas Benfica faz exigências; veja os valores 

Falha, reserva e indisciplina: como Hugo Souza foi ‘escanteado’ no Flamengo e ficou fora das Olimpíadas 

Luxemburgo no Cruzeiro: Saiba o que falta para o treinador assinar com a Raposa

Better Collective