Tottenham conseguiu encaixar o contra-ataque fatal para Son marcar e liderar os Spurs numa importante vitória contra o Manchester City na Premier League
Tottenham 1-0 Manchester City Premier League 2021/22 - 1ª Rodada
Em clássico com mais de 30 finalizações válido pela rodada inicial da Premier League 2021/22, o Tottenham venceu o Manchester City por 1 a 0 no Tottenham Hotspur Stadium.
Pressionando bastante no início, o Manchester City empurrou o adversário para trás e construiu boas oportunidades de gol. Resistindo às ações ofensivas, os Spurs tentaram aproveitar chances nos contra-ataques e ameaçaram mais no final do primeiro tempo.
A equipe de Pep Guardiola tentou repetir a estratégia no segundo tempo, mas os espaços diminuíram diante de um Tottenham mais concentrado e mais fatal. Com assistência de Bergwijn, Heung-Min Son aproveitou a oportunidade para vencer o goleiro Ederson e abrir o placar.
No restante do segundo tempo, o Manchester City tentou aumentar a pressão com a entrada de Gabriel Jesus e Kevin De Bryune, mas os Spurs resistiram e garantiram a vitória.
Pela próxima rodada da Premier League, o Tottenham enfrentará o Wolverhampton fora de casa (22/08, 10h), enquanto o Manchester City receberá o Norwich (21/08, 11h). Antes, os Spurs terão compromisso pelos playoffs da UEFA Conference League contra o Paços de Ferreira (19/08, 15h30)
Primeiro tempo
O Manchester City ditou o ritmo no início do primeiro tempo impondo o conhecido estilo de Pep Guardiola com posse de bola e boa movimentação diante de um Tottenham mais compacto, apostando nos contra-ataques concentrados em Son, homem de referência.
Na primeira chance de maior perigo do jogo, Grealish cobrou escanteio aos 5′ e achou Mendy em boas condições dentro da grande área. Lloris deu rebote na defesa do chute e Fernandinho cabeceou com o gol vazio, mas errou o alvo.
Em seguida, o Citzens chegaram novamente com Mendy invertendo o jogo para Mahrez receber desta vez no lado direito. A tentativa do cruzamento foi travado por Dier, mas Cancelo ganhou a segunda bola e chutou firme em bola que saiu por muito pouco.
Foram dez minutos de total domínio do Manchester City. Aos poucos, o Tottenham começou a controlar mais a posse mas ainda encontrava resistências em construir boas jogadas por causa da boa disposição tática da equipe de Guardiola.
Mas a situação começou a mudar aos poucos. Aos 24′, Son cobrou falta para a grande área e Ederson errou no movimento. Sanchez também não conseguiu cabecear, mas a bola sobrou para Lucas tentar o voleio e parar no desvio de Gundogan.
Aos 28′, um contra-ataque de perigo com Bergwjin correndo bastante até encontrar Son pelo lado direito da grande área. Na tentativa de cruzar para Lucas, o impedimento foi marcado.
O Manchester City voltou a incomodar aos 35′, no cruzamento de Sterling para a grande área. Mesmo pegando mal na bola, Tananga conseguiu achar Mahrez no meio da grande área com liberdade para tentar o voleio em chute que sai u por muito pouco.
No final do primeiro tempo, os Spurs quase abriram o placar em contra-ataque que parecia fatal. Lucas arrancou pelo campo inteiro e achou Son na entrada da área para chutar firme, mas a bola desviou em Cancelo e saiu para escanteio, movimento que não foi visto pelo árbitro Anthony Taylor.
Segundo tempo
Sem alterações nas duas equipes, o roteiro do segundo tempo parecia o mesmo do primeiro nos minutos iniciais com o Manchester City novamente tendo maior controle da posse de bola.
No entanto, havia uma diferença fatal: a concentração dos jogadores do Tottenham para cumprir com o que foi taticamente pedido parecia notavelmente maior.
Nos primeiros dez minutos, a única chance real dos Citzens surgiu aos 4′ quando Sterling cortou para dentro pelo lado esquerdo antes de chutar com pouquíssima força na bola.
Justamente na primeira chance de contra-ataque na segunda etapa, o Tottenham abriu o placar, aos 10′.Pegando a defesa do City de surpresa, Lucas deu um tapa na bola e Bergwjin encontrou espaço para percorrer o campo e acionar Son pelo flanco direito. Ake esteve na marcação individual, mas o sul-coreano deu dois dribles para cortar e bater no canto direito, sem chances para o goleiro Lloris.
A intensidade do jogo subiu com o Manchester City buscando pressionar ainda mais, ao mesmo tempo que também liberava mais espaços. Na tentativa de resposta imediata, Fernandinho conseguiu achar Cancelo em boas condições, mas a finalização acabou não sendo muito efetiva.
Em seguida, Mahrez cortou para dentro antes de encaixar ótimo cruzamento no centro da grande área. Desta vez, Sterling não alcançou e acabou caindo reclamando de pênalti. A bola sobrou para Ake que cabeceou sem perigo.
Lloris esteve atento ao lance e deu ao Tottenham um contra-ataque sensacional que quase terminou no segundo gol acionando Lucas que correu até o meio para Bergwijn chutar firme e errar o alvo por muito pouco.
Percebendo que a situação estava ficando bem desfavorável, Pep Guardiola fez uma alteração importante para os vinte minutos finais: a entrada de Pep Guardiola no lugar de Sterling e a centralização de Ferran Torres no ataque.
Gabriel Jesus entrou bem e quase fez a jogada do gol de empate aos 29′. Pelo lado esquerdo, um tapa nas costas da defesa fez a bola chegar até Grealish que chutou de primeira na grande área e assustou o goleiro Lloris.
Em mais um lance perigoso a favor do Tottenham, Son quase marcou o segundo gol aos 34′. Na cobrança rápida de falta, conseguiu passe curto e o sul-coreano tentou de primeira no chute colocado. A bola desviou e passou ao lado do goleiro Ederson.
Na reta final, a pressão do Manchester City ficou bem maior, principalmente com a entrada de Kevin De Buryne que chegou finalizando com pé direito de fora da área, exigindo grande defesa do goleiro Lloris que fechou os punhos para espalmar no canto esquerdo.
Greealish teve a cartada final do jogo ao passar por Doherty antes de cruzar para De Bruyne na entrada da área, mas Lloris defendeu e salvou o Tottenham nos minutos finais.
FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 1-0 MANCHESTER CITY
Data: 15/08/2021, 12:30
Estádio: Tottenham Hotspur Stadium
Árbitro: Anthony Taylor
Gols: 2T 10′ Son (Tottenham)
Substituições – Tottenham: Lo Celso (Bergwijn); Matt Doherty (Tanganga); Romero (Hojberg)
Substituições – Man.City: Gabriel Jesus (Sterling); Kevin De Bruyne (Mahrez); Zinchenko (Mendy)
Tottenham (4-2-3-1): Lloris; Tanganga, Davinson Sanchez, Eric Dier, Reguillon; Skipp, Hojbjerg; Bergwijn, Dele Alli, Lucas; Son. Técnico: Nuno Espírito Santo
Manchester City (4-3-3): Ederson; Cancelo, Ruben Dias, Ake, Mendy; Grealish, Fernandinho, Gundogan; Mahrez, Ferran Torres, Sterling. Técnico: Pep Guardiola
LEIA TAMBÉM
Edilson Capetinha revela ‘bicho’ da Copa do Mundo de 2002: “Achei pouco”
Atlético-MG pode perder mais 2 titulares para decisão com o River: “Preocupa”
Após ser anunciado pelo Atlético-MG, Diego Costa provoca o Cruzeiro