Ausência do zagueiro Arboleda fez aumentar as críticas ao planejamento e ao departamento médico tricolor; dez jogadores se machucaram mais de uma vez em 2021
Um dos grandes desafios do São Paulo na temporada têm sido as lesões. Na partida do último domingo (22) do Brasileirão — uma vitória por 1 a 0 sobre o Sport, em Recife—, o Tricolor não pode contar, somadas a outras ausências, com o zagueiro Arboleda. O equatoriano sofreu aquela que foi a 33ª lesão do elenco na temporada.
O número foi confirmado pelo técnico Hernán Crespo, que tomou um momento de sua coletiva de imprensa pós-jogo, em que mencionou a quantidade de jogadores machucados e ainda criticou a estrutura do clube para tratar de seus atletas.
“Se chegamos a 33 lesões, quero dizer que estamos num momento de reconstrução. Com certeza, iremos tomar decisões no futuro para mudar”, comentou o treinador, que certamente é um dos que mais “sofre” com as recorrentes ausências na equipe.
As 33 lesões fazem do São Paulo o time que mais é impactado com o problema no país — o Grêmio, 2º colocado do “ranking”, segue de perto, com 30. Para o presidente do clube, Carlos Belmonte, a explicação está numa combinação de fatores.
“Temos feito reuniões e debatido a questão. Acredite que buscamos minimizar o quadro. Os eventuais motivos são muitos: os jogadores estão sem férias, jogos seguidos, mudança no método de treinamento e outros. Muitas lesões também são traumas e não musculares”, comentou o mandatário, em sua conta no Twitter.
Independentemente das razões, o fato é que os atletas lesionados têm feito falta ao Tricolor Paulista. Após o título do Campeonato Paulista, justamente quando começaram a maior parte das lesões, o time enfrentou momentos difíceis na temporada, como as rodadas em que ficou na zona e rebaixamento do Brasileirão e a eliminação para o Palmeiras nas quartas de final da Libertadores.
Jogadores do São Paulo que sofreram lesões na temporada
- Arboleda (2x)
- Benítez (2x)
- Bruno Alves
- Daniel Alves (2x)
- Eder (3x)
- Gabriel Sara (2x)
- Hernanes (2x)
- Igor Vinícius
- Igor Gomes
- Léo
- Luan (2x)
- Lucas Perri
- Luciano (2x)
- Marquinhos
- Miranda (2x)
- Orejuela
- Pablo
- Rigoni
- Rojas
- Vitor Bueno
- William (2x)
- Wellington
LEIA TAMBÉM
Cobrança de Crespo, semana de Copa do Brasil e mais: as notícias do São Paulo nesta segunda (23)
Mercado da bola: Vasco contrata atacante que estava no São Paulo
Luciano volta a atuar pelo São Paulo e diz: “Agora é seguir trabalhando”
São Paulo tem o melhor ataque da Copa do Brasil; confira o ranking