Confira tudo o que você precisa saber sobre a carreira de roteirista de games: o que faz, o que estuda e como seguir na área
Já faz algum tempo que os jogos eletrônicos não são mais simples entretenimentos. Com o avanço da tecnologia dos consoles, dos gráficos e das chamadas “engines”, os games podem ser verdadeiras obras de arte de roteiristas, se utilizando de narrativas complexas e multimídias para enriquecer a experiência dos jogadores.
Da mesma maneira, sabe-se que para cada função, há uma profissão e o mercado. Estamos falando, claro, do roteirista de games. Ainda que esteja dentro de um mercado em alta, a carreira tem um grau de especificidade que faz aqueles interessados em segui-la terem um bom punhado de dúvidas. Vamos responder as principais a seguir.
O que faz um roteirista de games?
A primeira dessas dúvidas é sobre a função em si. Em outras palavras, o que faz um roteirista de games? Bom, na questão criativa, não é muito (ou nada) diferente do que faz um roteirista de filmes ou séries, por exemplo. Há um trabalho de pesquisa, de concepção, de escrita e edição.
O que diferencia um pouco mais é a atuação nos bastidores, mais ativa, com maior controle criativo e atuação no desenvolvimento de fases, cenários e até a supervisão de dublagens e outras sessões de gravação. Sem falar na melhor parte: o teste do jogo em si.
Confira mais sobre o mercado e os cursos para quem curte games no portal Hora da Facul!
Como se tornar um roteirista de games?
Como você bem sabe, não há um único caminho a ser seguido ou uma fórmula mágica para se tornar um roteirista de games. Entre as competências, grande habilidade comunicacional, boa escrita criativa, domínio do português (e provavelmente do inglês) e, claro, o entendimento completo do universo dos jogos eletrônicos.
É importante também ter ao menos o ensino médio completo e alguns cursos na bagagem, sejam graduações como Letras, ou treinamentos/oficinas de Escrita Criativa, Roteiros e demais áreas relacionadas. Nesses lugares, inclusive, é muito comum o networking que pode ser decisivo para a sua inserção no mercado.
LEIA MAIS
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?
Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho