Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Tiago Nunes, novo técnico do Ceará
Tiago Nunes assinou contrato com o clube cearense até dezembro de 2022
Tiago Nunes assinou contrato com o clube cearense até dezembro de 2022
Antes de mais nada, Tiago Nunes, novo técnico do Ceará, chega ao clube com a missão de repetir o sucesso que teve sua passagem pelo Athletico Paranaense. Afinal, ele conseguiu projetar sua carreira após empilhar taças na sua passagem pelo Furacão.
Após fracassar no comando de Corinthians e Grêmio, o gaúcho chega para substituir Guto Ferreira, dispensado no começo da semana. Ele não resistiu aos maus resultados do Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro.
Antes de mais nada, Tiago Nunes deixou um grande legado quando comandou o Athletico Paranaense. Ele formou um elenco que conquistou a Copa Sul-Americana (2018), a Taça Suruga Bank (2019), a Copa do Brasil (2019) e o Campeonato Paranaense (2018 e 2019).
Além disso, o treinador trabalhou na lapidação de jogadores que renderam milhões de euros ao Athetico Paranaense como os zagueiros Léo Pereira e Robson Bambu, o lateral-esquerdo Renan Lodi, os meias Bruno Guimarães e Matheus Rosseto e os atacantes Rony e Vitinho.
Apesar disso, Tiago Nunes terá de superar a desconfiança do torcedor alvinegro após os trabalhos abaixo das expectativas no Corinthians e Grêmio. Nos dois clubes, inclusive, ele acumulou maus resultados e muitas críticas da torcida.
O esquema tático
Antes de tudo, Tiago Nunes gosta de times intensos e organizados tanto defensivamente quanto ofensivamente. Apesar de gostar de escalar suas equipes no 4-1-4-1, o treinador faz variações táticas: 4-4-2, 5-4-1 e 4-3-2-1.
Em 2018, por exemplo, o Athletico Paranaense venceu a Copa Sul-Americana jogando no 4-2-3-1. O time tinha os laterais Jonathan e Renan Lodi avançando bastante para formar duplas com os pontas Marcelo Cirino e Nikão.
No entanto, essa ideia de jogo não casa com o que oferece o grupo do Ceará. Afinal, o time alvinegro tem laterais que pouco avançam e pontas pouco criativos na frente. No meio de campo, o treinador gosta de ter um armador e dois volantes que sejam criativos.
No Ceará, Tiago Nunes terá de buscar peças no mercado da bola para reforçar o elenco. Afinal, o clube não pretende empenhar muito dinheiro para atender aos pedidos do treinador que deseja fortalecer o grupo para brigar por uma vaga numa competição internacional.
Desempenho em outros clubes
O Torcedores.com levantou os principais trabalhos de Tiago Nunes. À primeira vista, a reportagem levou em consideração os trabalhos do treinador a frente de Athletico Paranaense, Corinthians e Grêmio. Confira!
Athletico Parananense
Jogos: 104
Vitórias: 54
Empates: 28
Derrotas: 22
Aproveitamento: 59%
É um dos técnicos mais vitoriosos da história do Athletico. Afinal, ele conquistou a Copa Sul-Americana (2018), a Taça Suruga Bank (2019), a Copa do Brasil (2019) e o Campeonato Paranaense (2018 e 2019). Porém, deixou o clube de maneira conturbada para comandar o Corinthians.
Corinthians
Jogos: 27
Vitórias: 9
Empates: 10
Derrotas: 8
Aproveitamento: 45%
Foi contratado pelo Corinthians após realizar um trabalho destacado no Athletico. No entanto, viu o time ser eliminado precocemente na Pré-Libertadores. Além disso, perdeu o Paulistão para o rival Palmeiras. Posteriormente, foi demitido devido aos maus resultados no Brasileirão.
Grêmio
Jogos: 20
Vitórias: 10
Empates: 5
Derrotas: 5
Aproveitamento: 58%
Tiago Nunes ficou apenas três meses à frente do Grêmio. Nesse ínterim, não conseguiu encontrar soluções para o time após classificação tranquila na Copa Sul-Americana e do título do Campeonato Gaúcho. Não resistiu ao péssimo início de Brasileirão e foi demitido pela diretoria tricolor.