Por que o líbero do vôlei não pode sacar? Veja como é a regra específica desta posição
Posição de líbero no vôlei tem uma série de proibições, já que é uma função exclusivamente defensiva
Posição de líbero no vôlei tem uma série de proibições, já que é uma função exclusivamente defensiva
O vôlei é uma modalidade bastante popular no Brasil e que rende medalhas para o país desde as Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. Mas alguns torcedores ainda têm dúvidas sobre algumas regras do esporte.
Uma delas é a presença do líbero em quadra. A posição foi introduzida no vôlei no final da década de 90, mais precisamente em 1998, e é regulamentada por uma série de particularidades, diferente dos outros jogadores.
A começar pelo uniforme. O atleta que é líbero usa uma camisa de cor diferente, sendo facilmente identificado em quadra.
Mas qual é exatamente a função desse atleta nas partidas? O que ele pode fazer? O que ele não pode?
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido.
Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
O Brasil teve um dos melhores líberos da história do vôlei: Serginho “Escadinha”. Entre as mulheres, destaque para Fabi. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os líberos brasileiros são Thales e Camila Brait.
As proibições
São muitas as proibições dos líberos. Caso descumpra uma das regras abaixo, o ponto é dado ao time adversário:
– Não pode completar um golpe de ataque, de qualquer parte da quadra, se, no momento do contato com a bola, ela estiver acima da linha da rede;
– Não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear;
– Não pode ser capitão da equipe;
– Não pode fazer um levantamento de toque à frente da linha de 3 metros. Caso isso aconteça, o companheiro não pode atacar se a bola estiver acima da linha da rede;
– Não pode levantar a bola à frente da linha de 3 metros com toque, apenas com manchete;
– Não pode deixar a quadra para a entrada de um jogador diferente daquele que ele havia substituído. Na troca, é obrigatório que o jogador pelo qual ele foi trocado anteriormente retorne ou o líbero reserva;
– Não poderá entrar em quadra no começo de cada set até o 2º árbitro fazer a conferência da formação inicial e autorizar a troca de um jogador com o líbero;
– Não pode permanecer em quadra nas posições de rede, apenas no fundo de quadra. Quando chegar à posição de frente no rodízio, deverá sair de quadra.
E MAIS
Atletas se chocam de forma assustadora no beisebol das Olimpíadas; veja o vídeo
Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista
Chinês fatura ouro no levantamento de peso usando uma técnica nunca vista antes