Polonesa que superou câncer leiloa medalha de prata para ajudar criança
Atleta do lançamento de dardo prometeu que a premiação teria “bom uso” depois de passar por problemas de saúde em 2018: “a medalha é só um objeto”
Atleta do lançamento de dardo prometeu que a premiação teria “bom uso” depois de passar por problemas de saúde em 2018: “a medalha é só um objeto”
A atleta Maria Andrejczyk, da Polônia, confirmou que vai leiloar sua medalha de prata, conquistada nas Olimpíadas de Tóquio, para financiar a cirurgia de uma criança. A ação solidária é de uma promessa feita antes mesmo das competições terem início em solo asiático.
COB cancela Jogos da Juventude de 2021 por causa da pandemia
Para decidir quem receberia o valor do leilão, a polonesa recebeu indicações pela internet. O escolhido foi Miloszek, uma criança que sofre com um problema sério no coração: “Ele já saiu na frente por causa de Kubus — um menino que não conseguiu sobreviver, mas cujo os ótimos pais decidiram transferir suas arrecadações coletadas”, disse Maria.
Final feliz
Poucos dias depois do anúncio, a atleta já conseguiu encontrar o vencedor do leilão. O comprador é a rede de lojas de conveniências Żabka, também da Polônia — o valor final não foi confirmado, mas o que se desejava era algo próximo de £130,000 (cerca de R$ 938 mil). A marca, porém, já comunicou que a prata vai continuar com Maria.
“A medalha é só um objeto, mas pode ser de grande valor para outros. Esta medalha pode salvar vidas, ao invés de ficar guardando poeira em um armário”, disse a competidora de 25 anos que venceu um câncer nos ossos em 2018.
Leia mais: