Paralimpíadas: Yeltsin Jacques é ouro nos 5000m T11 no atletismo
O velocista brasileiro fez uma prova impressionante para nos metros finais garantir o lugar mais alto do pódio em Tóquio 2020
O velocista brasileiro fez uma prova impressionante para nos metros finais garantir o lugar mais alto do pódio em Tóquio 2020
Yeltsin Jacques é ouro! O brasileiro conquistou a primeira medalha do atletismo nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. Na noite desta quinta-feira (26/08), o velocista fez uma prova de recuperação para passar a linha de chegada em primeiro lugar.
Yeltsin Jacques fez o tempo de 15min13s62 com seu atleta-guia, Carlos Antônio dos Santos. O velocista quebrou o recorde continental da prova e ficou a dois segundos de superar o recorde mundial.
+Brasil está no top 10 do quadro de medalhas nas Paralimpíadas. Confira!
O brasileiro começou liderando a prova e permaneceu na frente até faltarem apenas 400m para o fim. Nesse momento, ele foi ultrapassado pelo japonês Karasawa.
Vitória na raça
Mas Yeltsin Jacques não se deu por vencido e, numa arrancada espetacular, retomou a liderança na última volta e venceu a prova nos Jogos Paralímpicos.
“Nós treinamos mais de dois anos intensos para essa prova. Foi uma prova de bastante estratégia. Eu já tinha definido uma estratégia prévia próxima a isso e os meninos (guias) foram me passando todas as informações”, disse em entrevista ao Sportv.
O pódio ainda foi formado por dois japoneses. Kenya Karasawa fez o tempo 15min18s12 e levou a prata, enquanto Shinya Wada, com 15min21s03, ganhou o bronze.
Na mesma prova, Júlio Cesar Agripino dos Santos chegou na sétima posição, completando a distância em 16min26s31.
Leia também:
Gabriel Bandeira vai à final dos 200m livre S14 e buscará o segundo ouro
Paralimpíadas: Daniel Dias disputará sua quarta final em Tóquio 2020