Jogos Paralímpicos têm 22 esportes diferentes, sendo dois exclusivos: bocha e goalball. O Brasil vai buscar medalhas em 20 modalidades no Japão
As Paralimpíadas de Tóquio 2020 começam no dia 24 de agosto, com cerca de 4,4 mil atletas paralímpicos. Ao todo, serão 539 eventos esportivos em 22 modalidades, que vão acontecer em 21 locais. O Brasil vai lutar por medalhas em 20 competições e não terá representantes no basquete e no rúgbi de cadeira de rodas.
Os Jogos Paralímpicos possuem dois esportes exclusivos: a bocha e o goalball. Na bocha, os atletas são pessoas com paralisia cerebral ou que têm deficiências severas. Os competidores precisam lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma similar branca.
+Paralimpíadas: Brasil soma 301 medalhas na história antes de Tóquio
Já o goalball é um esporte praticado por dois times de três atletas cada e todos com deficiência visual. O objetivo é fazer gols acertando uma bola com guizo na rede do adversário.
Por sua vez, o outro time deve evitar o avanço do adversário orientando-se em quadra pelo som da bola.
Medalhas em braile
As medalhas das Paralimpíadas possuem inscrições em braile e, na edição do Rio 2016, surgiu uma novidade: pela primeira vez na história das competições, as medalhas conquistadas pelos atletas com deficiência visual tinham guizos. Assim, os atletas podiam “ouvir o som da conquista”, sendo que as medalhas de ouro, prata e bronze tinham sons distintos.
Confira a lista de todos os esportes que vão estar em Tóquio 2020: