Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: entenda como é a disputa do parabadminton

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do parabadminton

Modalidade fará sua estreia nos Jogos Paralímpicos, assim como o parataekwondo. Brasil vai a Tóquio com apenas um representante, campeão do último Parapan

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Modalidade fará sua estreia nos Jogos Paralímpicos, assim como o parataekwondo. Brasil vai a Tóquio com apenas um representante, campeão do último Parapan

O parabadminton é uma das modalidades que debutarão nas Paralimpíadas de Tóquio, no Japão. O esporte teve o seu primeiro campeonato Mundial apenas em 1998 e só foi introduzido no Brasil em 2006, no Distrito Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O responsável por trazer a prática para o país foi o professor Létisson Samarone Pereira, e o país passou a participar de todas as competições internacionais a partir de 2011.  Conheça mais sobre as regras e classificações:

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do levantamento de peso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como funciona:

O parabadminton é disputado em duplas ou de maneira individual e as medidas da quadra variam de acordo com as classes, que são seis:

WH1 e WH2: classes funcionais de cadeiras de rodas.
SL3 e SL4: Classes funcionais de pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam.
SU 5: Classe funcional de pessoas com deficiência nos membros superiores.
SH6: Classe funcional de baixa estatura.

Nas duplas, o saque sempre deve acontecer de forma cruzada, e apenas metade da quadra é utilizada nas partidas de classes mais baixas (de maior comprometimento). O vencedor é definido em melhor de 3 sets, com cada um deles indo a 21 pontos.

PUBLICIDADE

O Brasil vai tentar a medalha nas Paralimpíadas de Tóquio com Vitor Tavares (SH6). Ele conheceu o esporte em 2016 e rapidamente chegou às cabeças: em 2018, levou o ouro no individual e nas duplas do Pan-Americano, em Lima, e também foi campeão dos Jogos Parapan-Americanos um ano depois, na mesma capital peruana.

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial