Paralimpíadas: brasileiro é pego no doping e perde por W.O. em Tóquio
Welder Knaf já estava concentrado em Tóquio para fazer sua estreia no tênis de mesa, mas acabou desclassificado por teste positivo em exame de fevereiro
Welder Knaf já estava concentrado em Tóquio para fazer sua estreia no tênis de mesa, mas acabou desclassificado por teste positivo em exame de fevereiro
O mesatenista brasileiro Welder Knaf encerrou de maneira precoce a sua ida a Tóquio para disputar as Paralimpíadas do Japão. Com agenda para estrear hoje, o atleta foi desclassificado das disputas após ser flagrado em exame antidoping realizado em fevereiro deste ano.
Paralimpíadas: entenda como é a disputa do tênis de mesa
Com o desdobramento do caso, a partida que deveria acontecer hoje terminou em W.O. a favor do chinês Zhao Ping. Ambos são competidores da classificação 3, para atletas cadeirantes. O mesmo acontecerá com Colin Judge, da Irlanda, que irá receber os pontos “de graça” do encontro que estava marcado para acontecer às 7h20 de quinta.
A versão oficial defendida pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) argumenta que o paranaense testou positivo para as substâncias Testosterona, 5alfa-androstanodiol, 5beta-androstanodiol, Androsterona e Etiocolanolona, “todas enquadradas no grupo S1.1, de Agentes Anabolizantes”.
Pela internet, Welder explicou que vem fazendo um acompanhamento nutricional para se recuperar de deficiências de nutrientes e vitaminas e que isso pode ter sido o causador do flagra: “Estou com a consciência tranquila de que jamais fiz uso de qualquer coisa pra obter vantagem no esporte”, explicou no Instagram.
O atleta pode fazer o pedido da contraprova junto à entidade reguladora e será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não existe uma data para isso acontecer.
Leia mais: