Palmeiras e mais 3: Fair play financeiro que tirou Messi do Barcelona aprovaria só 4 times na Série A do Brasileirão
Argentino aceitou redução salarial de 50% e ainda assim não foi suficiente para o Barça
Argentino aceitou redução salarial de 50% e ainda assim não foi suficiente para o Barça
Nova estrela do PSG, Messi deixou claro que sua vontade era mesmo ter continuado no Barcelona. No entanto, a permanência foi barrada pelo Fair Play Financeiro da Espanha ainda que o argentino reduzisse seu salário pela metade. Mas você sabe o que isso significa? E no Brasil, quem estaria dentro das regras? Spoiler: Palmeiras e mais três apenas.
O Fair Play Financeiro da La Liga é o mais rígido da Uefa. O jornalista Rodrigo Capelo, especialista em finanças, explica que o modelo faz um monitoramento preventivo das contas. Ou seja, os clubes devem apresentar as projeções de despesas e receitas e, caso a conta não bata, novos gastos são proibidos. Foi o que aconteceu com Messi e Barcelona mesmo com a drástica redução salarial sugerida.
A soma dos salários do clube, de funcionários a jogadores, não pode extrapolar 70% das receitas projetadas. De acordo com o presidente do Barcelona, a equipe catalã tem esse dado perto de 95% mesmo sem Lionel.
Quem estaria dentro das regras no Brasil?
O blog de Rodrigo Capelo, no ge, fez um levantamento e mostrou que se o modelo espanhol fosse aplicado no Brasil, apenas quatro clubes estariam aptos a disputar a primeira divisão do Brasileirão. No cálculo, o jornalista considerou custos do futebol profissional sem atividades sociais.
Outro ponto importante é ressaltar que as vendas de atletas não foram contabilizadas, pois os europeus tratam receitas operacionais somente transmissão, comercial e estádio. Tendo isso em vista, apenas quatro clubes que disputaram a Séria A 2020 estariam liberados a jogar na elite novamente: Atlético-GO, Ceará, Palmeiras e Vasco.
O Flamengo, por exemplo, estaria de fora porque sua receita é de R$ 393 milhões, mas a folha é de R$ 330 milhões, o que significaria 84% e estaria bem acima dos 70% permitidos.
No entanto, se levarmos em consideração a venda de atletas, o Rubro-Negro e outros 13 times estariam aptos a jogar a Série A. São eles: Athletico, Atlético-GO, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vasco.
Messi terá segundo maior salário do mundo no PSG; veja o top-10
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes