Balanço das Olimpíadas: surfe estreia com ouro, e gostinho de quero mais
Italo Ferreira brilha em estreia do surfe em Tóquio, mas Medina fora do pódio frustra sonhada dobradinha brasileira nas Olimpíadas
Italo Ferreira brilha em estreia do surfe em Tóquio, mas Medina fora do pódio frustra sonhada dobradinha brasileira nas Olimpíadas
A estreia do surfe nas Olimpíadas causou um misto de emoções nos corações brasileiros: a felicidade pelo ouro de Italo Ferreira e o misto de frustração e revolta pelo quarto lugar de Gabriel Medina.
Com três títulos mundiais na bagagem, a dupla foi para Tóquio como favorita. Dessa forma, já especulava-se a possibildiade de uma final 100% brasileira e, consequentemente, uma dobradinha no pódio.
Campeão do ISA Games 2019, disputado em águas japonesas, Italo Ferreira venceu todas as baterias nas Olimpíadas. Bem adaptado às condições do mar, o potiguar “vingou” Medina ao vencer o local Kanoa Igarashi. Com o triunfo, Italo garantiu o primeiro ouro do Brasil na história do surfe olímpico.
A trajetória de Gabriel Medina, por outro lado, terminou abaixo do esperado. Após ir para Tóquio em meio a polêmica com o COB devido ao “veto” à sua esposa, a modelo Yasmin Brunet, o bicampeão mundial – e atual líder do ranking – acabou fora do pódio.
Medina perdeu na semifinal para Igarashi – em bateria que irritou, e muito, os brasileiros. Na disputa pelo bronze, o natural de Maresias não conseguiu superar o australiano Owen Wright.
E o feminino?
As brasileiras Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima não chegaram a Tóquio como favoritas, mas fizeram campanhas satisfatórias na estreia do surfe olímpico.
Silvana caiu para a medalhista de ouro e tetracampeã mundial Carissa Moore (EUA) nas quartas de final. Já Tati foi superada pela local Amuro Tsuziki no terceiro round. A japonesa terminou na quarta colocação.
Leia mais:
Olimpíadas: Relembre todas as medalhas do Brasil em Tóquio
Ítalo Ferreira é ouro nas Olimpíadas de Tóquio e o Brasil faz história no surfe
Gabriel Medina fica sem o bronze na disputa do terceiro lugar