Olimpíadas: México vence o Japão e leva o bronze no futebol masculino
Seleção se reabilitou da derrota para o Brasil e conquistou sua segunda medalha na histórica
Seleção se reabilitou da derrota para o Brasil e conquistou sua segunda medalha na histórica
O México ficou com a medalha de bronze no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A conquista veio com vitória por 3 a 1 sobre o Japão, na manhã desta sexta-feira, em Saitama.
Esta é a segunda medalha olímpica da seleção mexicana na história das Olimpíadas – a equipe foi ouro em Londres-2012, ao vencer o Brasil na decisão. Como coincidência, México e Japão já haviam decidido o bronze no futebol em 1968, na Cidade do México. Naquela vez, como agora, o time visitante venceu: 2 a 0 para o Japão.
O jogo
A seleção mexicana abriu o placar logo aos 13 minutos. Endo fez pênalti em Alexis Veja e o árbitro precisou confirmar o lugar na penalidade no VAR. Sebastian Cordova cobrou e abriu o placar.
O Japão tentou pressionar, criando pelo menos duas boas chances afastadas pelo goleiro Ochoa. E o México não deu chances, ampliando em seguida, aos 22: Cordova cobrou falta da esquerda e Johan Vasquez marcou de cabeça.
O segundo tempo começou franco, com as duas equipes buscando o gol e colocando os goleiros para trabalhar. Os mexicanos definiram a partida em mais uma jogada aérea: Cordova bateu escanteio da esquerda e Vega cabeceou com estilo.
Eram 15 minutos e o jogo parecia definido, mas o Japão continuou buscando e fez o gol de honra aos 33: Kubo tocou para Mitoma, que escapou por trás da zaga e bateu forte, sem chance para Ochoa.
Medalhas
A entrega das medalhas para a seleção mexicana será apenas após a decisão. Neste sábado, Brasil e Espanha se enfrentam às 8h30 (de Brasília). As duas seleções buscam a segunda medalha de ouro e a primeira longe de casa: o Brasil foi campeão olímpico no Rio-2016 e a Espanha, em Barcelona-1992.
LEIA MAIS:
Veja como está o quadro de medalhas dos Jogos de Tóquio-2020
Olimpíadas: Felipe Neto diz que está ‘pensando em investir’ no skate