Olha a polêmica! COB repudia CBF após jogadores não usarem agasalho no pódio olímpico
Jogadores da seleção brasileira de futebol não usaram o agasalho do COB no pódio e receberam as medalhas usando a camisa de jogo
O Brasil venceu a Espanha por 2 a 1 na final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio e, depois da partida, um mal-estar foi criado entre o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Ao subirem no pódio para receber a medalha de ouro, os jogadores da seleção brasileira não vestiram os agasalhos do COB – eles estavam amarrados na cintura -, mas sim a camisa de jogo, descumprindo regras impostas à delegação do país no Japão.
Isso porque o COB tem contrato com uma empresa de material esportivo chamada Peak, enquanto a CBF tem um acordo longevo com a Nike.
+ Juliette comemora medalha de ouro diante da Espanha: “Respeita o futebol brasileiro!”
Todos os atletas brasileiros que estão nos Jogos Olímpicos de Tóquio, independentemente da modalidade, devem usar o material da Peak no pódio e também em cerimônias oficiais, como apresentação antes das partidas.
E isso causou uma polêmica entre as entidades. Já na madrugada deste domingo (08), o COB emitiu uma nota oficial repudiando a atitude
Confira o texto do COB:
“O Comitê Olímpico do Brasil repudia a atitude da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos jogadores da seleção de futebol durante a cerimônia de premiação do torneio masculino.
No momento, as energias do Comitê estão totalmente voltadas para a manutenção dos trabalhos que resultaram na melhor participação brasileira na História das Olimpíadas.
Por este motivo, apenas após o encerramento dos Jogos o COB tornará públicas as medidas que serão tomadas para preservar os direitos do Movimento Olímpico, dos demais atletas e dos nossos patrocinadores”.
Atrito com o COI
Além da polêmica com o COB por conta do não uso do agasalho no pódio, a seleção brasileira também entrou em atrito com o COI (Comitê Olímpico Internacional), que permitia que apenas 18 jogadores subissem ao pódio para recebe medalha.
A CBF avisou que os atletas só aceitariam participar da cerimônia se os 22 jogadores do elenco fossem autorizados a receber a medalha no pódio. E o COI cedeu.
E MAIS
Comentaristas choram ao vivo com ouro de Hebert Conceição no boxe; veja os vídeos
Bahia ou Argentina? Quem tem mais medalhas nas Olimpíadas de Tóquio 2020?
Quinto menor país do mundo foi a Tóquio com apenas cinco atletas. E conquistou três medalhas