O aproveitamento de Marcão antes de ser efetivado como técnico do Fluminense
Marcão irá comandar o time tricolor até o fim do Campeonato Brasileiro
Antes de mais nada, o técnico Marcão estreia no comando do Fluminense nesta segunda-feira (23), às 20h, em jogo contra o Atlético-MG, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador foi anunciado no último sábado na vaga de Roger Machado demitido, após o empate com o Barcelona de Guayaquil, pela Copa Libertadores da América.
Ele chega com a missão de retomar a confiança dos jogadores e com gigante pressão da torcida na expectativa de uma reação do time. Afinal, a equipe não faz boa campanha no Brasileirão. Inclusive, o Fluminense é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Com 17 pontos, o Tricolor está à frente de Grêmio, Sport, América-MG e Chapecoense.
Marcão foi uma unanimidade entre os torcedores, sendo uma escolha conduzida pelo presidente Mário Bittencourt, que tem o ex-jogador como uma “bola de segurança” dentro do clube. Nesse meio tempo, o técnico foi efetivado em duas oportunidades: após as saídas de Osvaldo de Oliveira e Odair Hellmann em 2019 e 2020, respectivamente.
À primeira vista, o mandatário tricolor levou em consideração três fatores para efetivar Marcão: o primeiro é o conhecimento do elenco, o segundo foram as boas passagens nas últimas temporadas e a terceira a escassez de bons treinadores brasileiros disponíveis no mercado da bola.
Dessa forma, o Torcedores.com levantou os números de Marcão à frente do Fluminense. A princípio, a reportagem levou em consideração a passagem dele como interino em 2016. No total, são 38 partidas no comando do time tricolor. Nesse ínterim, foram 16 vitórias, 13 empates, 9 derrotas e 53% de aproveitamento. Confira!
Confira os números de Marcão pelo Fluminense:
2016
Jogos: 6
Vitórias: 2
Empates: 2
Derrotas: 2
Aproveitamento: 44%
2019
Jogos: 18
Vitórias: 7
Empates: 7
Derrotas: 4
Aproveitamento: 52%
2020
Jogos: 14
Vitórias: 7
Empates: 4
Derrotas: 5
Aproveitamento: 59%