Mochilão vazio: Saiba quais jogadores foram tentados, oferecidos e descartados na ida de Carlos Amoedo à Portugal
A prioridade do clube gaúcho é contratar Carlos Vinícius do Benfica
A prioridade do clube gaúcho é contratar Carlos Vinícius do Benfica
Há uma semana, o CEO Carlos Amoedo embarcou para a Europa com a missão de buscar reforços para o Grêmio. Passado esse tempo, o dirigente retornou ao Brasil sem nenhum jogador contratado.
Em Lisboa, ele intensificou conversas com dirigentes e empresários a fim de avaliar as opções disponíveis no mercado. A prioridade era a contratação do centroavante Carlos Vinícius. Porém, a negociação com o Benfica é considerada complexa devido aos altos valores.
Sem dinheiro em caixa para fazer grandes investimentos, o Grêmio tenta convencer os clubes envolvidos de o Tricolor Gaúcho é a melhor vitrine para recuperar e valorizar os jogadores pensando em uma negociação futura.
O Torcedores.com apurou que Carlos Amoedo teve conversas com dirigentes de Benfica, Porto e Sporting para tentar a cessão gratuita e uma opção de compra de alguns jogadores. No entanto, a modalidade de acordo não balançou os clubes portugueses.
Ainda segundo apurou a reportagem, a volta de Carlos Amoedo sem um jogador contratado gerou desconforto nos bastidores do Grêmio. Dirigentes próximos a Romildo Bolzan Jr criticaram a atuação do clube no mercado a bola.
Segundo pessoas envolvidas nas conversas, Carlos Amoedo retornou a Porto Alegre com um listão que será analisado nos próximos dias pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O Torcedores.com teve acesso alguns nomes que estão sendo observados pela comissão técnica. Confira o status!
Jogadores tentados
Antes de mais nada, o Grêmio tem interesse na contratação de Carlos Vinícius. O centroavante está fora dos planos do técnico Jorge Jesus. E, por isso, foi colocado na lista de transferências do Benfica. A princípio, o clube deseja negociá-lo em definitivo.
No entanto, os dirigentes encarnados já consideram emprestar o atleta desde que o interessado aceite uma cláusula de compra obrigatória no fim do compromisso. À primeira vista, o Benfica quer 20 milhões de euros (R$ 123,4 milhões, pela cotação atual) pelo o atleta.
Jogadores oferecidos
Em Lisboa, Carlos Amoedo se reuniu com Jorge Mendes, empresário do astro Cristiano Ronaldo, que apresentou uma lista de jogadores que poderiam ser emprestados sem custos ao Grêmio. No entanto, eles atuam em posições que não são tidas como prioridade por Felipão.
O lateral-direito Gilberto e o volante Gabriel Appelt, ambos do Benfica, foram oferecidos ao dirigente tricolor. O primeiro viria para um setor que atualmente conta com Rafinha e Vanderson. Enquanto o segundo tem vencimentos acima do teto salarial tricolor.
Jogadores descartados
Segundo apurou o Torcedores.com, a comissão técnica do Grêmio descartou a contratação de quatro jogadores: o goleiro Renan Ribeiro, do Sporting, o lateral-direito João Pedro, do Sporting, o volante Fransérgio, do Braga e Luiz Phellype, do Sporting.
Com passagem por Atlético-MG e São Paulo, Renan Ribeiro está fora dos planos do técnico Rúbem Amorim. Ele não disputa uma partida oficial desde o último ano. E, por isso, perdeu espaço no elenco. O Grêmio, no entanto, não se interessou pelo arqueiro.
O lateral-direito João Pedro pertence ao Porto. Ele tem mais um ano de contrato com o clube português. Mas não será utilizado pelo técnico Sergio Conceição. Na última temporada, ele atuou no Bahia onde não fez partidas convincentes.
O volante Fransérgio é cria do Athletico Paranaense e atualmente defende o Braga. Desde o começo da temporada, o meio-campista está na mira do Porto. Mas o Grêmio não se interessou pelo atleta por considerar que tem muitas opções para a cabeça de área.
O último nome oferecido e descartado foi o centroavante Luiz Phellype, do Sporting. Ele possui características bem semelhantes à de Carlos Vinícius. Mas pesa contra ele o longo tempo de inatividade após se recuperar de uma grave lesão no joelho direito.