Mauro Zárate aumenta a legião de estrangeiros na história do América-MG; veja a lista
Mauro Zárate assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2021
Antes de mais nada, o atacante Mauro Zárate, 34 anos, vai se tornar o 25ª estrangeiro a vestir a camisa do América-MG. O argentino foi confirmado como novo reforço do clube para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. A princípio, seu contrato vai até o fim desta temporada.
MAURO ZÁRATE É DO #COELHÃO! ✍🏿🐰
Do Boca para o Deca! Nação Americana, com um currículo vasto, o atacante Mauro Zárate chega em definitivo até o fim do ano! 💚
Muy bienvenido! 🤝
Saiba mais ➡️ https://t.co/Io33mmSnjC#CoelhãoSérieA#PraCimaDelesCoelho #SomosVolt pic.twitter.com/GrbRBHZHIW
— América FC (@AmericaFC1912) August 30, 2021
Ele estava livre no mercado da bola desde maio após entrar em litígio com o Boca Juniors. Vale lembrar que o clube argentino investiu 2,3 milhões de euros (R$ 14 milhões, à época) para tirá-lo do Watford, da Inglaterra, em junho de 2017.
Os estrangeiros na história do América-MG
Desde a sua fundação em 1912, o América-MG teve 25 jogadores de 8 nacionalidades diferentes: Paraguai (8), Uruguai (5), Colômbia (4), Argentina (4), Bolívia (1), Japão (1), Holanda (1) e Alemanha (1). O levantamento não contempla atletas que passaram pela base do clube.
À primeira vista, o ano em que o América-MG mais escalou estrangeiros foi em 1998. Naquela temporada, o time era comandado por Givanildo Oliveira. Nesse ínterim, chegou a contar com o lateral-direito paraguaio Néstor Isasi, o zagueiro japonês Yuri Nakazawa e o centroavante colombiano Faustino Angulo.
O segundo ano com mais jogadores estrangeiros foi em 2005, com o zagueiro paraguaio José Pedrozo e o meia-atacante argentino Juan Manuel Bordaberry. Nesta temporada, por exemplo, o América-MG volta a ter dois gringos no seu elenco.
Além de Mauro Zárate, o técnico Vágner Mancini conta atualmente com o atacante colombiano Orlando Berrío. Apesar das sucessivas lesões musculares, o jogador de 28 anos teve passagem vitoriosa pelo Flamengo onde venceu a Copa Libertadores da América de 2019.
Antes de acertar com o América-MG, Mauro Zárate foi oferecido a diversos clubes brasileiros entre eles Grêmio e Vitória-BA. No entanto, o argentino não chegou a um acordo financeiros com as equipes e acabou acertando com o América-MG.
A temporada de Mauro Zárate
Revelado pelo Vélez Sarsfield, Mauro Zárate vestiu as camisa do Al-Saad, Birmingham City, Lazio, Internazionale, West Ham, Queens Park Rangers, Fiorentina, Watford, Al-Nasr e Boca Juniors onde atuou nas últimas quatro temporadas.
Este ano, por exemplo, o centroavante disputou 10 partidas. Nesse ínterim, foram oito participações na Copa da Liga Argentina e duas na Copa Libertadores da América. Além disso, marcou apenas dois gols e totalizou 430 minutos em campo.
Sua última partida oficial foi na vitória do Boca Juniors, por 3 a 1, sobre o Atlético Tucumán pela 1ª fase da Copa da Liga Argentina. Na ocasião, o atacante entrou no segundo tempo e ficou apenas 39 minutos em campo. Posteriormente, ele não foi mais relacionado para os jogos e logo depois rescindiu seu contrato.