Logo após iniciar a Free Agency, época de negociação de novos contratos, a primeira grande contratação foi anunciada. Segundo o jornalista Shams Charania, o Chicago Bulls contará com um novo armador em seu elenco. O jovem Lonzo Ball vem para assumir a posição de armador titular da franquia. Dessa forma, realizando uma vontade antiga de ambas as partes.
A TROCA
Lonzo seria um agente livre restrito, onde qualquer oferta poderia ser coberta pelo seu antigo time, o New Orleans Pelicans. Por conta disso, o atleta assinou um sign-and-trade, renovou seu contrato com a equipe antiga e foi automaticamente trocado. Assim, o novo contrato será de $85 milhões de dólares por 4 anos. Já na troca, a equipe de Chicago enviou o armador Tomas Satoransky, o ala Garrett Temple e uma escolha de 2ª rodada.
The Chicago Bulls are sending Tomas Satoransky, Garrett Temple and a second-round pick to New Orleans for Lonzo Ball, who's signing a four-year, $85M contract, sources tell @TheAthletic @Stadium.
— Shams Charania (@ShamsCharania) August 2, 2021
CONHECENDO LONZO BALL
Lonzo Ball foi a 2ª escolha geral do Draft da NBA em 2017 pelo Los Angeles Lakers. Contudo, acabou não sendo um jogador que caiu nas graças da torcida e foi envolvido na troca que mandou Anthony Davis para jogar junto com LeBron James. Inegavelmente, um dos motivos que fizeram o atleta não se dar bem no time em que o escolheu foi seu pai, LaVar Ball. Cercado de muita polêmica, chegou a dizer uma vez que seu filho não ficaria em New Orleans por não ser um local ideal para ele. Em outras palavras, pediu para o filho ser trocado de time.
Fato é que a última temporada foi a melhor da carreira de Lonzo. Acumulou médias de 14.6 pontos, 5.7 assistências e 4.8 rebotes por jogo. Ainda terá muito tempo para se aprimorar na liga, afinal, possui apenas 23 anos de idade.
DESEJO ANTIGO
Ambas as partes selaram o negócio como a 1ª grande negociação desta Free Agency, mas o desejo para acontecer é antigo. Atleta e equipe negociaram uma possível troca durante a trade deadline da última temporada da NBA. Desde que houve a declaração de LaVar, rumores apontavam que Lonzo sairia o mais rápido possível de seu antigo clube. Por fim, a troca acabou não acontecendo e só tornou-se uma realidade hoje.