Entenda o que faz e porque participar de um grupo de pesquisas na faculdade
Ingressar no ensino superior é ver aberto à sua frente uma enorme leque de oportunidades. São muitos contatos, muitos projetos, muitos saberes. Uma das maiores estão nos chamados grupos de pesquisas, um dos pilares das universidades e faculdades Brasil afora.
Só que, para quem ainda está entendendo seu cronograma de aulas e onde que ficam as salas, falar de grupos de pesquisa pode ser um passo um tanto à frente das pernas. Por isso que fizemos o texto abaixo, para informar — e principalmente impedir que você perca essa oportunidade, quando ela se apresentar.
O que faz um grupo de pesquisa?
O nome é bastante definitivo quanto à atividade de um grupo de pesquisa, isto é, uma coletividade que se une em torno da produção acadêmica de determinado tema ou assunto. Sua dinâmica se baseia numa hierarquia que tem um professor no orientador e normalmente alguns alunos como bolsistas.
A partir de encontros regulares — semanais, quinzenais ou, no máximo, mensais — o grupo propõe atividades e organiza a produção de textos, artigos e outros produtos do tipo relacionados à academia. Mas, reiteramos, podem ser para diversos temas, englobar diferentes cursos e executar diferentes práticas.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
6 motivos para entrar em um grupo de pesquisas
Para você se convencer a aproveitar essa oportunidade, listamos seis motivos para entrar para um grupo de pesquisas. Confira:
- Postura crítica e analítica
- Estudo e conhecimento
- Contatos profissionais
- Introdução às publicações acadêmicas
- Bom para o currículo
- Caminho para uma carreira acadêmica
LEIA TAMBÉM
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Entenda como usar os games na hora dos estudos
Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?