Separamos os clubes que mais utilizaram jogadores estrangeiros no Campeonato Brasileiro de 2021
O Campeonato Brasileiro de 2021 vem sendo marcado pelo grande uso de jogadores estrangeiros nas equipes. Cada vez mais destacado do resto do continente, o futebol brasileiro segue sendo um atrativo para jogadores do exterior. O jornalista Rodolfo Rodrigues fez um levantamento dos times que mais utilizaram jogadores estrangeiros no Brasileirão deste ano.
Internacional – 7
O Inter, comandado pelo uruguaio Diego Aguirre, vem dando espaço para jogadores estrangeiros, especialmente no setor da defesa. A dupla de zaga é formada pelo argentino Victor Cuesta e o uruguaio Bruno Méndez. O lateral-direito Renzo Saravia é peça importante e o defensor Gabriel Mercado foi contratado recentemente. Do meio para frente, a equipe já utilizou o norte-americano Johnny, o chileno Carlos Palacios e o atacante peruano Paolo Guerrero.
Atlético-MG – 7
O Galo do técnico Cuca, líder do Brasileirão, também se destaca pelo alto número de jogadores estrangeiros. Na defesa, o zagueiro paraguaio Junior Alonso é titular absoluto, enquanto o volante equatoriano Alan Franco atuou apenas duas vezes no Brasileiro. O colombiano Dylan Borrero é peça importante nas segundas etapas e o argentino Matías Zaracho se consolidou como figura de confiança no Galo. Savarino e Vargas, duas peças fundamentais, completam a lista.
Grêmio – 6
Buscando sair da zona de rebaixamento, o Grêmio aposta em jogadores estrangeiros. O ídolo argentino Walter Kannemann segue jogando quando não possui problemas físicos, enquanto o chileno Mathias Villasanti chegou faz pouco tempo mas já ganhou seu lugar no time. O colombiano Jaminton Capaz foi recentemente contratado pelo Tolima e Miguel Borja está atuando por empréstimo, vindo do Palmeiras. O chileno Cesar Pinares chegou a jogar neste Brasileirão, mas se transferiu para o clube turco Altay.
São Paulo – 6
O São Paulo do técnico Hernán Crespo também aposta em jogadores de fora. O Tricolor tem em seu elenco, por exemplo, o zagueiro equatoriano Arboleda, que está no clube desde 2017. O lateral-direito equatoriano Luis Orejuela chegou para essa temporada, assim como os argentinos Martin Benítez e Emiliano Rigoni. O ítalo-brasileiro Eder também está na lista, assim como o equatoriano João Rojas.
Bahia – 4
O Bahia, agora comandado por Diego Dabove, tem no argentino Germán Conti um pilar na defesa. Outro argentino, Lucas Mugni chegou em julho e vai entrando aos poucos no Tricolor. O paraguaio Oscar Ruiz e o colombiano Hugo Rodallega completam a lista de jogadores que atuaram no Brasileiro.
Red Bull Bragantino – 4
O Red Bull Bragantino tem dentro do seu projeto a observação de jogadores sul-americanos como um pilar. Os defensores César Haydar e Leonardo Realpe, colombiano e equatoriano respectivamente, são peças no elenco de Maurício Barbieri. O argentino Tomas Cuello é o titular na ponta-esquerda e o atacante venezuelano Jan Hurtado, atualmente no Boca Juniors, completa a lista de jogadores utilizados.
Fluminense – 4
O Fluminense tem, especialmente no seu setor de ataque, um bom número de jogadores estrangeiros sendo utilizados. O meia colombiano Jhon Arias chegou faz pouco tempo, mas já começa a ter seus minutos. O pacote Juan Cazares (equatoriano), Raúl Bobadilla (paraguaio) e Abel Hernández (uruguaio) chegou no início da temporada e todos já tiveram seus minutos nesse Brasileirão.
Palmeiras – 4
O Verdão tem, especialmente na sua defesa, boa concentração de estrangeiros. O paraguaio Gustavo Gómez é referência e jogador histórico do clube, enquanto o chileno Benjamin Kuscevic ainda busca ter mais sequência no Verdão. O lateral uruguaio Joaquín Piquerez chegou recentemente mas já atuou pelo Brasileiro, assim como Matías Viña, que atuou na competição nacional mas fez o caminho inverso e deixou o Verdão rumo ao time da Roma.
Leia também:
Brasileirão: Times da Série A chegam a 26 trocas de técnicos na temporada; veja lista
Ex-Palmeiras, Lucas Lima chega como titular no Fortaleza? Veja como o meia deve jogar
Arrascaeta, Douglas Costa e mais: confira os 5 maiores dribladores do Brasileirão
Como encaixar Andreas Pereira e Kenedy no Flamengo? Veja possibilidades
David Luiz, Lyanco, Robson Bambu e Ely: tudo sobre a busca do Flamengo por um zagueiro
Alvo do São Paulo, Benedetto vai jogar em time do próprio empresário e onde também é acionista
Fifa revela clube brasileiro com melhor balanço durante os últimos 10 anos no mercado da bola