Flamengo: Gabigol pode pegar gancho pesado no STJD por expulsão contra o Internacional
Flamengo divulga resultado de exame do atacante Pedro após entorse no tornozelo
Atacante do Fla estará presente em duelo da Libertadores nesta quarta (11), mas pode pegar punição em jogos do Brasileirão
No duelo contra o Internacional no último final de semana, o atacante Gabigol acabou sendo expulso por indisciplina dentro das quatro linhas. O camisa 9 rubro-negro foi advertido com um cartão amarelo e acabou ironizando o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior e foi expulso logo na sequência. A expulsão e o relato do juiz na súmula do jogo farão com que o jogador compareça no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Além da suspensão automática contra o Sport, no próximo domingo (15), pela 16ª rodada do Brasileirão, o atacante pode desfalcar o Fla em mais jogos.
Na súmula do embate entre Fla e Inter, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior afirmou que a expulsão de Gabigol veio “após receber uma advertência com cartão amarelo, bater palmas de forma irônica, por diversas vezes, em direção ao árbitro”. As imagens e o registro da súmula também dão conta de que “o mesmo atleta, quando saía do campo de jogo, proferiu as seguintes palavras: ‘Isso é uma piada! Por isso que o futebol brasileiro é essa várzea!'”.
Em entrevista ao UOL Esporte, o procurador-geral do STDJ, Ronaldo Botelho Piacente, o episódio é classificado como forma desrespeitosa.
“Para a procuradoria, isso é considerado como uma forma desrespeitosa. Não chega a uma ofensa moral, que é quando chama de ladrão ou diz que está favorecendo o time contrário. O tribunal vai analisar se ele é reincidente ou não. Dependendo do caso, a pena pode ser maior ou menor”, afirmou Piacente.
O comportamento do atacante do Flamengo se enquadra no inciso 258 do artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ), que aponta “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. Caso condenado, o artilheiro do Fla pode pegar de uma a seis partidas.