Entenda o que é o estudo intercalado e a melhor maneira para começar a utilizá-lo
Um dos grandes desafios da preparação para uma grande prova ou para os vestibulares é encontrar qual é a melhor maneira de estudar. Afinal, todos temos personalidades e “funcionamentos” diferentes e portanto não há como padronizar esse tipo de coisa.
Por isso, tem ganhado importância o estudo intercalado, um dos diversos métodos de estudos que são apresentar aos vestibulandos e demais candidatos. Isso porque ele oferece uma solução para um problema trivial para esse momento de concentração.
Ficou curioso? Confira mais abaixo:
O que é o estudo intercalado?
O estudo intercalado nada mais é do que um método de estudo. Ele propões, como o próprio nome diz, a intercalação de assuntos e matérias durante um período. A ideia é dar maior dinâmica e maior poder de concentração aos seus “usuários”, ao estimular o cérebro de uma maneira diferente das outas maneiras de estudar mais, digamos, tradicionais.
Além de dar dinâmica, o método tem o potencial de distribuir melhor o seu tempo, energia e foco entre as diversas matérias, disciplinas e conhecimentos que são avaliados nos vestibulares. Mais inovador, ele requere, no entanto, algumas dicas para ser melhor utilizado.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
Dicas para utilizar o estudo intercalado
Antes de tudo, lembre-se que é o estudo intercalado não passa de um método. Portanto, requer o mesmo foco, concentração e força de vontade por parte de quem o utiliza. Depois, é necessário entender a importância de planejar a sua semana/rotina de estudos, ter paciência com a implantação do método e, por fim, saber priorizar as disciplinas das quais você tem maiores dificuldades. São, portanto, “três pês” para mandar bem no estudo intercalado:
- Planejamento
- Paciência
- Priorização
LEIA TAMBÉM
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Entenda como usar os games na hora dos estudos
Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?