País segue na broga no futebol. no vôlei masculino e no vôlei feminino, modalidades em que já levou ouro
O Brasil já garantiu seu terceiro melhor desempenho em medalhas de ouro numa só edição dos Jogos Olímpicos. Depois da vitória de Ana Marcela Cunha na maratona aquática, o país chegou a quatro ouros. Está atrás apenas de Atenas-2004, quando foram cinco medalhas de ouro, e do recorde absoluto: sete, no Rio-2016.
A contribuição para igualar essa marca pode vir dos esportes coletivos, em modalidades nas quais o país já mostrou força e conquistou o ouro olímpico recentemente. São elas: o futebol masculino, o vôlei masculino e o vôlei feminino.
Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020
O único problema é que nunca o Brasil foi ouro nessas três modalidades de forma simultânea. No futebol, o Brasil foi campeão olímpico pela primeira vez no Rio-2016, e no dia seguinte levou sua terceira medalha dourada no vôlei masculino. As outras tinham sido em Barcelona-1992 e Atenas-2004.
O vôlei feminino, porém, já tinha ficado pelo caminho nas quartas-de-final. As duas vezes em que a seleção feminina subiu ao alto do pódio foram em Pequim-2008 e Londres-2012. Mas, nessas duas ocasiões, o time masculino chegou á final, só que perdeu e levou a prata. O futebol foi bronze na China e prata na capital britânica.
Muita calma nessa hora
O futebol já está garantido na final: enfrenta a Espanha no sábado. Os times de vôlei, porém, ainda precisam dar dois passos até o alto do pódio. O masculino pega o Comitê Olímpico Russo nas semifinais, à 1h da madrugada (de Brasília) desta quarta-feira.
Se vencer, disputa a final contra o vencedor de Argentina x França. As quatro seleções estavam no mesmo grupo na primeira fase. O Brasil perdeu para os russos, mas ganhou dois outros dos semifinalistas.
No feminino, depois da incrível vitória sobre as russas nas quartas-de-final, a equipe enfrenta a Coréia do Sul, às 9h (de Brasília) de sexta-feira. Quem vencer pega o ganhador de Sérvia x Estados Unidos na decisão. Invictas até agora, as brasileiras já venceram sérvias e coreanas.
Relembre os pódios de futebol e vôlei na história dos Jogos Olímpicos
Futebol masculino
Ouro – Rio-2016
Prata – Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012
Bronze – Atlanta-1996 e Pequim-2008
Futebol feminino
Prata – Atenas-2004 e Pequim-2008
Vôlei masculino
Ouro – Baercelona-1992, Atenas-2004 e Rio-2016
Prata – Los Angeles-1984, Pequim-2008 e Londres-2012
Vôlei feminino
Ouro – Pequim-2008 e Londres-2012
Bronze – Atlanta-1996 e Sydney-2000
LEIA MAIS:
Namorada de Ana Marcela assusta vizinhos com gritos de comemoração pelo ouro
Olimpíadas: saiba quantas medalhas faltam para o Brasil atingir recorde