Confira todas as dicas para saber como usar os diferentes games e jogos ao seu favor na hora dos estudos para provas, concursos e vestibulares
É comum pensarmos que games e estudos não combinam. Normalmente cada um tem seu devido horário nas rotinas dos jovens estudantes, vestibulandos e concurseiros. Os primeiros, inclusive, normalmente são “ladrões” do tempo e da atenção que poderiam ser dispendidos nos segundos.
Acontece que a relação entre games e estudos não precisa ser essa. Os jogos, eletrônicos ou não, podem, no fim das contas, ser grandes aliados na hora de aprender, memorizar e fixar. Eles são, afinal, maneiras dinâmicas e tecnológicas de comunicação, e podem auxiliar na contextualização e no conhecimento de determinadas áreas.
Vantagens dos games nos estudos
Se pensarmos em aspectos neurológicos, os games são grandes estimulantes do hipocampo, área do cérebro de enorme impacto no aprendizado, e portanto podem influenciar positivamente os estudos. Depois, podem ser uma maneira de quebrar a intensa, estressante — e por vezes maçante — rotina dos estudantes.
Isso, no entanto, não quer dizer que basta ligar o videogame para aprender. A ideia é usar os jogos como ferramentas, como complementos. Certamente não dá para aprender trocando horas de sono por jogatinas, por exemplo, tão comuns quando estamos buscando um pouco de diversão.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
Games para turbinar os estudos
Além da maneira de usar e das vantagens dos games nos estudos, é importante conhecer alguns títulos que podem ajudar. Existem aqueles chamados AA, de empresas grandes e focados somente no entretenimento, mas lotados de informações úteis. Outros já são de fato educacionais, voltados para auxiliar no aprendizado de maneira objetiva.
- Assassins Creed
- Chemical Sudoku
- Desafie-me
- Enem Wars
- Hearts of Iron IV
- Little Alchemy
- Oxygen Not Included
LEIA MAIS
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?
Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho