Home Futebol Em meio a denúncias, Caboclo pede cancelamento de assembleia para evitar impeachment na CBF

Em meio a denúncias, Caboclo pede cancelamento de assembleia para evitar impeachment na CBF

Dirigente está afastado da presidência da entidade depois de ser denunciado por supostamente ter cometido assédio moral e sexual contra uma funcionária

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Dirigente está afastado da presidência da entidade depois de ser denunciado por supostamente ter cometido assédio moral e sexual contra uma funcionária

Afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após denúncias de ter cometido assédio moral e sexual contra uma funcionária da entidade, Rogério Caboclo enviou uma carta ao presidente em exercício da CBF, o coronel Antônio Carlos Nunes, na qual solicita que uma assembleia marcada para quarta-feira (25 de agosto) seja cancelada. A informação é do site UOL.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A reunião vai contar com a presença das 27 Federações Estaduais do futebol brasileiro. O objetivo do encontro é delibrar sobre “sanções eventualmente causadas” por Rogério Caboclo.

De acordo com o UOL, a sentença da Câmara de Julgamento da Comissão de Ética será proferida nesta terça (24), véspera da assembleia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No documento, Caboclo argumenta que a reunião é desnecessária, uma vez que “não existe”, nas palavras do dirigente, qualquer decisão judicial acerca da prática, ou não, das irregularidades.

“Na hipótese de não aplicar a mim qualquer sanção, a assembleia não apenas ficará esvaziada do ponto de vista prática e terá sido convocada para algo não previsto regimentalmente, como terminará por violar o sigilo próprio dos procedimentos que tramitam na Comissão de Ética”, escreveu o presidente afastado da CBF.

Conforme o portal de notícias, o atual momento político da CBF é de tensão. Caboclo se movimenta nos bastidores em busca de apoio de algumas Federações. O objetivo é obter a quantidade suficiente de votos para que volte à cadeira presidente.

PUBLICIDADE

Caboclo também argumentou que o intervalo de dias entre a sentença e a assembleia significa um “ato açodado que inviabiliza por completo a necessária familiarização dos membros da assembleia com o processo, a eventual sanção e a respectiva formação de convicção sobre o caso”. O dirigente também apontou que existe uma “ânsia” para afastá-lo de vez da CBF.

PUBLICIDADE

Possíveis cenários

O UOL aponta que a CBF terá um dos cenários depois da assembléia. Tudo depende do resultado da votação. Se Caboclo for destituído, Nunes segue como presidente, mas vai ter a missão de, em 30 dias, convocar nova eleição. Somente os oito vice-presidentes da entidade poderão participar do pleito.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

No entanto, se Caboclo voltar, ele deve demitir da CBF todos os diretores que considerar traidores.

Leia também:

PUBLICIDADE

CBF confirma bate-boca entre presidentes da entidade e da FERJ

Vice-presidente da CBF tem anistia anulada pelo Governo Federal

Copa Verde 2021: CBF divulga tabela básica do torneio; veja o calendário

Brasileirão: CBF testa nova tecnologia do VAR para as Séries B, C e D

PUBLICIDADE
Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial