Premier League e LaLiga emitiram notas onde afirmaram seu apoio ao veto dos clubes em relação aos próximos jogos das Eliminatórias na América do Sul
A Conmebol optou por marcar uma rodada tripla para as próximas Eliminatórias da Copa do Mundo. E a terça-feira (24) foi marcada por duas notas oficiais das principais ligas europeias. Tanto a Premier League como LaLiga se posicionaram de forma firme, afirmando que apoiam os respectivos clubes na decisão de não liberarem seus jogadores para atuar na América do Sul por seus respectivos países. A justificativa seria a questão da pandemia do Covid-19 nos países sul-americanos.
O Brasil, por exemplo, já não poderia contar com 11 jogadores nos jogos de setembro das Eliminatórias. Nove que atuam na Inglaterra e dois na Espanha. Mas ao que parece, essa situação ainda está longe de ser resolvida.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJOYmNnVlVSYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Isso porque a Fifa, através do seu presidente Gianni Infantino, enviou uma carta à Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol. O documento reitera que os clubes devem liberar seus jogadores para a rodada tripla das Eliminatórias. E deixa a advertência de que “procederá a reiterar às respectivas associações filiadas e aos clubes afetados as bases regulatórias a que estão sujeitas, bem como a fazê-los participar nas consequências do seu eventual incumprimento”.
Ante el reclamo @Conmebol, #FIFA reitera que los clubes deben ceder a sus jugadores para disputar las eliminatorias para #Qatar2022 y advierte que "les hará participe de las consecuencias de su posible incumplimiento". pic.twitter.com/Hs3ZXbOp4d
— Veronica Brunati (@verobrunati) August 24, 2021
Mais informações da nota da Fifa sobre as Eliminatórias
O parecer da Fifa visa dar um respaldo para a Conmebol em relação a próxima Data-Fifa. Isso porque a entidade que gere o futebol da América do Sul acredita que as seleções terão um amparo para contar com seus principais jogadores nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Por outro lado, as duas ligas citadas seguem firmes em sua posição.
Vale citar que a nota da Fifa foi emitida na última segunda-feira (23), enquanto as notas da Premier League e LaLiga foram divulgadas nesta terça-feira (24). Além disso, não está descartado que outras ligas tomem o mesmo rumo.
LEIA TAMBÉM:
Copa do Brasil terá público nas quartas? Veja a situação de cada time
Brasileirão: ataque, defesa, melhores mandantes e mais; veja as estatísticas após o fim da 17ª rodada
Arrascaeta, Douglas Costa e mais: confira os 5 maiores dribladores do Brasileirão
Paralimpíadas: Time Brasil entra com samba e muita festa na Abertura
Clubes espanhóis não irão liberar seus jogadores para Eliminatórias da Copa do Mundo
Técnico da Juventus diz que Cristiano Ronaldo não tem ‘tratamento especial’ no clube
Barcelona ou futebol inglês: agente de Coutinho fala do futuro do jogador
Mercado da Bola: PSG quer negociar três jogadores até o fim da janela; veja os nomes