As novas tecnologias seguem transformando a maneira com a qual nós lidamos com as informações. Quase que por consequência, elas podem também impactar a maneira com a qual as transmitimos, e até a maneira como a absorvemos, ou melhor, como a aprendemos.
Veja a disciplina interativa, por exemplo. Uma maneira disruptiva e, ao mesmo tempo, integrada de se ensinar. E que pode influenciar positivamente os diferentes métodos de aprendizados que desenvolvemos ao longo dos anos.
O que é a disciplina interativa?
“Mas o que é uma disciplina interativa?”, você pode perguntar. Respondendo de maneira simplificada, trata-se de um método de ensino, regulamentado pelo MEC desde 2006, que integra o aprendizado às tecnologias de informação.
Em outras palavras, uma maneira de aprendizado remota, mas com uma premissa específica: o AVA (Ambiente Virutal de Aprendizagem) que, via internet, fica disponível 24 horas por dia e sete dias por semana ao aluno. Assim, além de ágil e dinâmica, a disciplina interativa se adapta aos seus estudantes.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
Dicas para estudar em uma disciplina interativa
Ainda que seja algo reconhecido pelo MEC há pelo menos 15 anos, o método ainda é uma novidade para muitos. Por isso, separamos algumas dicas para se dar bem nos estudos de uma disciplina interativa. Eles se baseiam, principalmente, na organização prévia do aluno e adaptação à “sala de aula virtual”. Confira:
- Priorize
- Entenda seu ritmo de estudos
- Crie um cronograma
- Busque um bom ambiente de estudos
- Não fique somente no superficial. Aproveite a internet para se aprofundar nos conhecimentos
- Socialize e troque informações com outros alunos
- Não deixe de tirar suas dúvidas
- Preste MUITA atenção aos prazos
LEIA TAMBÉM
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Entenda como usar os games na hora dos estudos
Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?