Ex-atacante da seleção uruguaia, Daniel Fonseca é o agente do craque Giorgian De Arrascaeta
Daniel Fonseca tem uma lista extensa de clientes no mundo do futebol. A DF9 Sports, empresa em que ele é dono, representa mais de 50 jogadores e 10 treinadores. É ele quem agencia o principal estrangeiro em atividade no futebol brasileiro: Giorgian De Arrascaeta, do Flamengo.
As conversas para renovar o contrato do camisa 14 tem estremecido a relação com a diretoria rubro-negra nos últimos dias. Afinal, Daniel Fonseca é conhecido por endurecer negociações e costurar bons acordos para seus clientes.
Caso a renovação se confirme, será o terceiro grande contrato com o dedo do empresário. Ele já teve papel importante quando Arrascaeta trocou o Defensor Sporting pelo Cruzeiro, em 2015. Quatros anos depois, foi o maior articulador ida do meia para o Flamengo.
Desde que chegou ao clube da Gávea, Arrascaeta disputou 127 partidas e marcou 74 gols. Além disso, o uruguaio venceu a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca.
Empresário é atuante no futebol uruguaio
Apesar de morar em Como, cidade vizinha a Milão, na Itália, Daniel Fonseca é um empresário influente no Uruguai. Atua no mercado da bola há 23 anos. Ele possui jogadores por toda a elite do futebol local onde tem entrada no Nacional, Peñarol, Defensor Sporting, entre outros.
Por isso, é procurado por jovens jogadores que desejam ganhar projeção internacional. Nesse ínterim, construiu uma carreira servindo como a ponte para o exterior para grandes promessas do futebol uruguaio.
Nos últimos anos, só para exemplificar, ele levou o goleiro Franco Israel para a Juventus, o zagueiro Ronald Araújo para o Barcelona, o volante Nahitan Nández para o Cagliari, o atacante Maxi Gómez para o Valencia, entre outros.
A carreira de muitos acertos abriu ao empresário as portas nos principais clubes do Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia. E também o aproximou de Darwin Núnez, do Benfica e Facundo Pellistri, do Manchester United.
Recentemente, outros jogadores seus chegaram a ser especulados no Flamengo. Contudo, acabaram não sendo contratados. Ele não teve sucesso na negociação do lateral-esquerdo Joaquin Piquerez. Porém, levou o defensor do Peñarol para o rival Palmeiras.
Agente é odiado por astros da seleção uruguaia
Daniel Fonseca é um empresário controverso, polêmico e criticado pela forma como conduz suas negociações. Ao longo da carreira, representou duas das maiores estrelas da seleção uruguaia: Edinson Cavani, do Manchester United e Luís Suárez, do Atlético de Madrid.
Luisito rompeu com o empresário na transferência do Nacional, para o Groningen, da Holanda, num negócio de 800 mil euros (R$ 4,9 milhões, à época). De acordo com o jornal “El País”, Daniel Fonseca foi acusado pelo jogador de desvio de dinheiro na negociação.
O camisa 9 não foi o único a romper com Daniel Fonseca. Edinson Cavani, Nicolas Lodeiro, Diego Rolán, Mathias Cardacio, Sebastián Viera e Thiago Cardozo seguiram o mesmo caminho, ou seja, trocaram de representantes.
Em 2016, foi citado no Panamá Papers – Investigação feita pelo Consórcio de Jornalistas Investigativos sobre a indústria de empresas offshore, alternativa para esconder dinheiro e dificultar o rastreamento dos donos.
Daniel Fonseca planeja comprar clube na Europa
Nascido no subúrbio de Montevidéu, Daniel Fonseca Garis é filho de operários que trabalhavam em industrias têxtis. Canhoto, o atacante foi revelado pelo Nacional onde atuou por duas temporadas antes de se transferir para a Europa.
Em 1990, Daniel Fonseca foi contratado pelo Cagliari. Posteriormente, defendeu em sequência o Napoli, Roma e Juventus. Nesse ínterim, fez dupla de ataque com Careca, Gianfranco Zola, Enzo Francescoli, Francesco Totti, Alessandro Del Piero, Pippo Inzaghi, entre outros.
Em 2002, após pendurar as chuteiras, “Castoro” (castor), por causa de seus dentes, intermediou a venda de seu primeiro atleta: o goleiro Fernando Muslera no Nacional para a Lazio. Hoje, o arqueiro é um dos principais nomes do Galatasaray.
Atualmente, ele tem em mãos um diamante bruto que é alvo de clubes como Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain: Pablo García, no Nacional. O ponta-esquerda, de 22 anos, é considerado o ‘Messi’ uruguaio.
Daniel Fonseca é pai e empresário de Matías Fonseca. O jovem nasceu em Napoli, é centroavante e atua na Internazionale. De acordo com a imprensa italiana, o jovem está cotado para defender a Azzurra no futuro. Afinal, ele já fez 57 gols em 123 jogos pela Inter.
Além disso, os tentáculos de Daniel Fonseca estão crescendo e devem se estender pela Europa. A sua empresa está mapeando o mercado em busca de um clube. A preferência é ingressar no futebol italiano onde atuou nos anos 90.
No Uruguai, a parceria com Arrascaeta é vista como o próximo passo de Daniel Fonseca para crescer na Europa. Apesar das conversas renovar com o Flamengo, o agente nunca escondeu o desejo de levar o craque rubro-negro para atuar no Velho Continente.