O espanhol Sebastián Rodríguez Veloso disputará as eliminatórias da natação nas Paralimpíadas, na noite desta quarta-feira(25/08)
Sebastián Rodríguez Veloso já foi um dos grandes nomes da natação paralímpica. O espanhol, de 64 anos, é um dos rivais do brasileiro Daniel Dias nas eliminatórias dos 100m livro da classe S5. A prova será disputada na noite desta quarta-feira (25/08), às 21h (de Brasília).
O que poucos sabem é que Veloso é um ex-guerrilheiro. O paratleta ficou anos preso na juventude, condenado por assassinato e atentados a bomba. Ele integrava o Grupo de Resistência Antifascista Primeiro de Outubro (GRAPO).
Sequelas físicas
Sebastián Veloso teria cometido seus crimes sob a justificativa de combate ao regime do ditador Francisco Franco. Ele ficou com sequelas físicas após iniciar uma greve de fome no cárcere.
A falta de alimentação fez o espanhol perder o movimento das pernas. Por causa da deficiência, recebeu liberdade condicional em 1994. Uma lei espanhola que permite que detentos com problemas de saúde graves ou incuráveis deixem a cadeia.
+Paralimpíadas: conheça cinco papa-medalhas da história dos Jogos
Último na final dos 200m livre S5
Sebastián Veloso tem 16 medalhas nos Jogos Paralímpicos na natação. Se destacou na classe S5 em Sydney 2000 e Atenas 2004. Mas perdeu o posto justamente quando surgiu Daniel Dias, em Pequim 2008. Perdeu espaço justamente quanto surgiu o fenômeno Daniel Dias, em Pequim 2008.
Em Tóquio 2020, Veloso e Dias já se enfrentaram na final dos 200 metros livres S5. O brasileiro ficou com o bronze na final, enquanto o espanhol terminou em último lugar.
+Especial Paralimpíadas: conheça os esportes e como eles são disputados
Leia também:
+Daniel Dias pode entrar no Top 10 de maiores medalhistas do mundo