Conheça o Sheriff, primeiro time da Moldávia na fase de grupos da Champions
Time de Tiraspol é a grande novidade da fase de grupos da Liga dos Campeões nesta temporada
Time de Tiraspol é a grande novidade da fase de grupos da Liga dos Campeões nesta temporada
A fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa já tem seus 32 participantes definidos. Entre as várias caras conhecidas entre aqueles que irão pleitear a chance de brigar pelo título da Champions, a grande novidade é a presença do Sheriff Tiraspol.
Campeão da Moldávia, o clube conseguiu se tornar o primeiro time de seu país a avançar para a principal fase do torneio depois de eliminar o Dinamo Zagreb na fase de play-offs. Mas quem é esse Sheriff e o que ele pretende na competição? Agora é hora e conhecer um pouco mais sobre o ‘novato’ do maior palco do futebol da Europa.
Поздравляем "Шериф" с выходом в групповой этап! ???@FotclubSheriff | #ЛигаЧемпионов pic.twitter.com/jRVNKhZs8p
— УЕФА (@UEFAcom_ru) August 25, 2021
Time de região rebelde
O Sheriff é localizado em Tiraspol, capital da região da Transnístria, uma região ao leste da Moldávia na fronteira com a Ucrânia. Habitada por uma considerável fatia de população de origem russa, a área é considerada território autônomo para os moldavianos.
Mas não é bem assim para os habitantes locais, que chegaram a declarar a independência da região no começo dos anos 90. Uma guerra chegou a acontecer até o acordo que deu autonomia à região, que tem até governo independente (de certa forma) do país e inclusive a própria moeda (o rublo da Transnístria).
O rei da Moldávia
Desde a independência do país, em 1992, o Sheriff Tiraspól é o ‘rei’ do Campeonato da Moldávia. Ao todo, a equipe tem 19 títulos da liga nacional, o primeiro deles na temporada 2000/2001 e que iniciou uma série de dez conquistas seguidas interrompida pelo Dacia Chisinau em 2010-/11. Atualmente, o time é hexacampeão da liga nacional. Além dos campeonatos do país, tem levou para casa dez Copas da Moldávia e sete Supercopas do país.
Experiência Europeia
Os vários títulos deram ao time de Tiraspol a chance de disputar por várias temporadas a Liga dos Campeões da Uefa em suas fases classificatórias. Enquanto somente agora conseguiu cruzar o caminho até a fase de grupos, a experiência nesta fase na Liga Europa já é considerável.
Por quatro vezes, disputou a fase de grupos da Europa League. Mas em nenhuma delas conseguiu avançar adiante para os mata-matas decisivos do torneio. A melhor participação do Sheriff foram os terceiros lugares em 2009/10, 2013/14 e 2017/18.
History is made! ??
Sheriff Tiraspol become the first Moldovan side to EVER qualify for the Champions League group stage! ?#UCL pic.twitter.com/JxkJtOKYOH
— Football on BT Sport (@btsportfootball) August 25, 2021
Lar de brasileiros
O Sheriff se tornou o primeiro time da Moldávia a contratar jogadores vindos do Brasil. Alguns dos grandes destaques da equipe em sua história foram Ricardinho, Luvannor (que se naturalizou moldavo) e Jymmy, entre outros. No elenco atual, jogam dois atletas brasileiros: os defensores Fernando Costanza (ex-Botafogo) e Cristiano (ex-Volta Redonda, Criciúma e CRB, entre outros). Além do próprio Luvannor, veterano do time e que retornou nesta temporada anos no futebol dos Emirados Árabes.
Sheriff?
Muitos se perguntariam o porquê de um clube da Moldávia se chamar Sheriff. Apesar da estrela dos xerifes do Velho Oeste dos EUA no escudo, o nome da equipe caloura na Champions vem da empresa que é patrocinadora e mantenedora do clube.
A empresa de mesmo nome é uma da mais ricas da Transnístria e opera desde supermercados a postos de gasolina, passando por lojas de automóveis, empresas de bebidas, telefonia celular, panificadoras e até editora.
LEIA TAMBÉM
Quando deve ser o primeiro jogo de Messi na Champions League?
Sorteio da fase de grupos da Champions coloca favoritos PSG e City frente a frente
Agente de Cristiano Ronaldo chega em Paris e gera expectativa sobre parceria com Messi
Alvos de críticas, Tiago Volpi e Pablo ganham salários altos no São Paulo
Renato Gaúcho revela o que sentiu ao golear o Grêmio no comando do Flamengo
CBF adia partida da Série A do Campeonato Brasileiro | Torcedores
Com Volpi em baixa, São Paulo já sondou goleiro de Série B nesse ano