O preparo diário para uma prova, concurso ou vestibular requer foco, concentração e, por que não, um pouco de paz. Por isso, tão importante quanto a sua rotina ou os seus métodos é seu ambiente de estudos.
Mas esse ambiente não precisa ser um santuário, um oásis do aprendizado ou um escritório super equipado para suas necessidades acadêmicas e escolares. Basta que forneça aquilo que falamos acima, e auxilie a voltar sua atenção aos livros, textos e exercícios.
A importância do ambiente de estudos
A importância do ambiente de estudos vai além de ter um lugar “separado” para seu preparo. Até porque nem todos têm as condições de ter um cômodo voltado somente para os estudiosos da casa. A questão, então, não é ter um lugar exclusivo, mas designado para estudar.
Ao ter uma mesa, com cadeira, luz e um cantinho para sua leitura e concentração, você se comunica com o seu cérebro, que entende que aquele lugar é o lugar dos estudos e fornece a concentração necessária para tal atividade. Além disso, você garante maior conforto ao sentar-se corretamente e ter tudo ao alcance das mãos.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
5 passos para montar um ambiente de estudos
Como falamos, não é preciso de um cômodo exclusivo nem um escritório super equipado para montar um bom ambiente de estudos. Basta ser criativo e seguir cinco passos:
- Reserve um espaço para o ambiente de estudos
- A mesa, ou uma superfície plana, é um item essencial para o ambiente de estudo
- Tenha cuidado com a iluminação no ambiente de estudo
- Mantenha o local organizado
- Tenha um local para suas anotações — pode ser um mural, uma parede para post-its ou folhas de rascunho
- Elimine as distrações do local, com o que tiver à disposição
LEIA TAMBÉM
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
Entenda como usar os games na hora dos estudos
Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?