País-sede das Olimpíadas de Tóquio bate sequência de recordes e vê contágio subir entre profissionais perto do encerramento das competições
O COI (Comitê Olímpico Internacional) registrou um aumento no número de casos de coronavírus e chegou a 409 casos positivos entre membros das delegações e organização, nesta sexta (6). O aumento em relação ao dia anterior é de 22 novos infectados.
Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
Segundo dados oficiais, desse total, 33 são competidores, 267 são locais e 142 não são do Japão. O balanço mais recente não encontrou novo caso em atletas.
O protocolo defendido pela entidade organizadora é o de afastamento dessas pessoas para um prédio distante das outras delegações. O espaço reservado para a quarentena, no entanto, já foi bastante criticado e comparado a uma prisão. De acordo com relatos, os quartos são pouco ventilados e os atletas precisam lavar as próprias roupas nas pias.
No último mês, o Japão bateu o próprio recorde de casos de coronavírus por diversas vezes e voltou a superar marca negativa em agosto. Na última quinta-feira (5), o país registrou 15 mil novos casos positivos para a doença e tem taxa de transmissão de 1,17 — o Brasil, neste momento, tem 0,97.
Leia mais: