Carrascos: equatorianos eliminam Fluminense pela 3ª vez em torneios continentais
Barcelona se junta à LDU como “pedra do sapato” do Flu em competições sul-americanas
Barcelona se junta à LDU como “pedra do sapato” do Flu em competições sul-americanas
O Fluminense foi eliminado por um time do Equador. A frase descreve de maneira simples o confronto das quartas de final da Copa Libertadores de 2021, que se encerrou na quinta-feira (19) com a classificação do Barcelona de Guayaquil à semifinal. Mas serve para outros confrontos também.
Afinal, a atual eliminação foi a terceira vez que Flu caiu em um torneio continental para um equipe do Equador. As outras duas aconteceram há duas décadas atrás, mas dificilmente saíram da memória do torcedor. Até porque não foram somente eliminações.
Em 2008, o Fluminense perdeu a final da Libertadores para a LDU, de Quito. Na partida de ida, no Equador, 4 a 2 para os donos da casa, respondidos com um alucinante 3 a 1 no Maracanã, mas finalizado com uma melancólica derrota por 7 a 5 na disputa de pênaltis.
No ano seguinte, quando a ferida estava ainda se fechando, o time de Cuca, que fez a espetacular arrancada para se salvar do rebaixamento do Brasileirão, chegou também às finais da Copa Sul-Americana. O adversário? Novamente a LDU.
Ao invés da vingança, porém, a desgraça. Depois de outra derrota por um placar elástico em Quito, dessa vez por 5 a 1, o Fluminense conseguiu fazer “só” 3 a 0 no Maracanã, e um ano depois da derrota na Libertadores, ficou com o vice para a equipe equatoriana mais uma vez.
Em 2021, a derrota para o Barcelona foi menos traumática, mas não menos dolorida. Podendo participar de uma inédita semifinal formada somente por brasileiros e mais, em um Fla-FLu, o Tricolor empatou no placar agregado por 3 a 3, mas foi eliminado pelo critério do gol qualificado.
A pior partida foi a da ida, em que o Fluminense vencia por 1 a 0, sofreu o empate, ficou com um jogador a mais e mesmo assim tomou a virada. Não fosse um pênalti marcado nos acréscimos, o estrago seria ainda maior. De qualquer maneira, a nacionalidade do adversário das semis seria ainda pior, já que são cinco eliminações para times do Brasil nos torneios continentais.
Eliminações do Fluminense para times do Equador
- 2008: LDU, Final da Libertadores
- 2009: LDU, Final da Sul-Americana
- 2021: Barcelona de Guayaquil, Quartas de Final da Libertadores
LEIA TAMBÉM
Libertadores: Fluminense empata no fim, mas é eliminado pelo Barcelona
Mercado da bola: Fluminense anuncia contratação de meia-atacante colombiano
Derrota do Fluminense na Libertadores pode selar futuro de Roger Machado
Gabigol tem bela atitude antes de jogo do Flamengo na Libertadores; assista