Bundesliga 2021/2022: Como chegam os favoritos Bayern de Munique, RB Leipzig e Borussia Dortmund
Temporada 2021/2022 da Bundesliga começa com Bayern, Leipzig e Dortmund como maiores candidatos ao título. E os três de técnicos novos
Temporada 2021/2022 da Bundesliga começa com Bayern, Leipzig e Dortmund como maiores candidatos ao título. E os três de técnicos novos
Começa hoje, nesta sexta-feira (13), a temporada 2021/2022 da Bundesliga com o grande jogo entre Borussia M’gladbach e Bayern de Munique, no Borussia Park.
Campeão das últimas nove edições da Bundesliga – portanto, eneacampeão -, o Bayern é o time a ser batido. E tudo indica que apenas RB Leipzig e Borussia Dortmund possam atrapalhar os planos bávaros de buscar a 10ª conquista seguida.
O mais curioso é que o trio inicia a disputa do Campeonato Alemão com treinadores novos. Ou seja, ainda buscando um padrão de jogo para começar bem a temporada.
+ Guia da Bundesliga 2021/2022 – veja mais sobre a nova temporada do Campeonato Alemão
+ Saiba onde assistir a temporada 2021/2022 da Bundesliga
+ Bundesliga 2021/2022: Veja quem são os 10 jogadores brasileiros da temporada
+ Bundesliga 2021/2022: Confira quais foram as maiores contratações e perdas da temporada
BAYERN DE MUNIQUE
A base do Bayern é a mesma que conquistou todos os seis títulos possíveis na temporada 2019/2020: Bundesliga, Copa da Alemanha, Champions League, Mundial de Clubes, Supercopa da Europa e Supercopa da Alemanha.
Alguns atletas importantes dessa campanha, porém, deixaram o clube no meio do ano. São os casos de David Alaba, que foi para o Real Madrid, e Jerome Boateng, ainda sem time. Também saíram Javi Martínez e Douglas Costa.
A principal perda, porém, não entrava em campo. O técnico Hansi Flick saiu do Bayern após desentendimentos com o diretor Hasan Salihamidzic, o Brazzo, e assumiu o comando da seleção alemã.
Para vaga de Flick, o Bayern de Munique contratou o jovem Julian Nagelsmann, de 34 anos, que vinha fazendo um grande trabalho no RB Leipzig.
Aliás, o maior reforço do clube de Munique na temporada veio do Leipzig: o zagueiro francês Dayot Upamecano. Além do defensor, o Bayern também contratou o lateral inglês Omar Richards, do Reading.
Foi um mercado bastante tímido do maior campeão alemão.
Por outro lado, a manutenção de alguns jogadores cotados para sair ainda deixa o time muito forte, como Goretzka, Lewandowski e Coman, por exemplo.
Na pré-temporada, o jovem zagueiro francês Tanguy Nianzou, de 19 anos, se destacou e pode ser a novidade entre os titulares no começo da Bundesliga. Lucas Hernandez e Benjamin Pavard, lesionados, perdem os primeiros jogos.
RB LEIPZIG
Atual vice-campeão e com potencial para ser a pedra no sapato do Bayern, o RB Leipzig viu alguns de seus principais jogadores irem embora, mas abriu os cofres para se reforçar.
A dupla de zaga formada por Upamecano e Konaté foi desfeita. O primeiro foi para o Bayern, enquanto o segundo acertou com o Liverpool. O atacante Justin Kluivert também saiu.
Em contrapartida, chegaram aos Touros o artilheiro André Silva, os promissores zagueiros Mohamed Simakan e Josko Gvardiol e o jovem atacante holandês Brian Brobbey. O Leipzig também contratou em definitivo os laterais Angeliño e Henrichs.
O total desses negócios custou ao clube a bagatela de 89,8 milhões de euros.
Vale ficar de olho no talentoso meia húngaro Dominik Szoboszlai, que está no clube desde a temporada passada, mas não havia mostrado seu futebol por conta de lesão. Recuperado, ele pode ser um diferencial técnico.
A mudança no banco de reservas também deve ser considerada. Com a ida de Nagelsmann para o Bayern, a diretoria escolheu o norte-americano Jesse Marsch, de 47 anos, para ser o novo treinador. Ele estava no Red Bull Salzburg e promete um futebol ofensivo na Alemanha, assim como fazia na Áustria.
André Silva, principal reforço do Leipzig, falou da possibilidade de destronar o Bayern. “Bayern é Bayern, mas se nós conseguirmos jogar no nosso limite, então nós temos uma chance. Acho que estamos no início de uma grande história”, disse na sua coletiva de apresentação.
BORUSSIA DORTMUND
A melhor notícia para o torcedor do Dortmund foi a permanência do seu artilheiro “cometa” Erling Haaland. O jovem norueguês é um dos nomes mais cobiçados do mercado da bola europeu, mas ele segue no BVB para disputa da Bundesliga e Champions League.
O clube aurinegro, no entanto, perdeu um de seus pilares ofensivos. Jadon Sancho, de 21 anos, foi para o Manchester United em negócio que rendeu 85 milhões de euros aos cofres do Dortmund.
Com esse dinheiro, a diretoria foi às compras e acertou a contratação do holandês Donyell Malen, de 22 anos, destaque do PSV na temporada passada. O atacante custou 30 milhões de euros.
Outro reforço que chega para jogar é o goleiro Gregor Kobel, que estava no Stuttgart. O Dortmund também acertou com o jovem zagueiro Soumaila Coulibaly, ex-PSG.
Assim como os dois rivais diretos na luta pelo título, o Borussia Dortmund também começa a Bundesliga de comandante novo. O alemão Marco Rose, ex-Gladbach, será o responsável por tentar arrumar o time na busca pelo título que não vem desde 2012.
A grande expectativa fica por conta da performance do experiente Marco Reus. O meia-atacante abriu mão de disputar a Eurocopa com a seleção alemã – alegando que queria cuidar do seu corpo para temporada 2021/2022 – e promete estar melhor do que nunca.
O zagueiro Mats Hummels, com um problema crônico no joelho, deve ser problema no começo do Alemão e também durante a disputa.
No jovem ataque, além de Mallen e Haaland, outros nomes devem se destacar, como o norte-americano Reyna, o alemão Moukoko e o brasileiro Reinier, campeão olímpico em Tóquio 2020 e que teve poucas oportunidades no time.
E MAIS
PSG anuncia que parte do salário de Lionel Messi será pago em criptomoedas
Neymar Pai passa por tratamento de rejuvenescimento facial e o resultado é surpreendente