Brasil terá 257 atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio; saiba mais sobre a delegação
Delegação do Brasil é a maior da história em edição no exterior; das 22 modalidades, país participará de 20
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam no próximo dia 24 de agosto com a Cerimônia de Abertura no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília). No dia seguinte se iniciam as primeiras disputas do evento.
A delegação brasileira é a maior da história em edição de Jogos no exterior, composta por 257 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 161 homens e 96 mulheres.
Com membros de comissão técnica, médica e administrativa, o total é de 432 pessoas.
Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil teve 178 atletas, até então a maior delegação. No Rio de Janeiro, em 2016, o esporte brasileiro garantiu vagas em todas as modalidades por ser país sede e contou 286 atletas no total.
A ideia do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) é manter o país no top 10 do quadro de medalhas. Lembrando que, nos Jogos Rio 2016, o Brasil terminou na oitava colocação.
Mais números da delegação
O CPB estabeleceu uma meta de participação feminina em 38%. Em Tóquio, o Brasil terá 95 atletas mulheres com deficiência, o que representa 40% da equipe nacional. Ou seja, o objetivo foi superado.
Os Jogos de Tóquio reservam a possibilidade da conquista da centésima medalha de ouro paralímpica brasileira. Contando todas as edições, o país já subiu 87 vezes no lugar mais alto do pódio.
Serão atletas de 22 estados e do Distrito Federal, com a maioria de representantes nascidos no estado de São Paulo: 60 nomes. Os naturais do estado do Rio de Janeiro vêm em seguida, com 25. Os estados que não têm representantes são Amapá, Sergipe, Roraima e Tocantins.
A modalidade com o maior número de atletas será o atletismo, com 65 representantes e 18 atletas-guia.
A natação, segunda modalidade com o maior número de competidores, estreia no primeiro dia com grandes nomes da natação nacional e mundial, como o multimedalhista Daniel Dias (classe S5), Carol Santiago (S12) e Phelipe Rodrigues (S10).
As modalidades
Das 22 modalidades em disputa, o Brasil só não tem representantes no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.
Confira todas as 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020:
- Atletismo
- Badminton
- Basquetebol em cadeira de rodas
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo (estrada e pista)
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5
- Goalball
- Hipismo
- Judô
- Levantamento de peso
- Natação
- Remo
- Rugby em cadeira de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro
- Tiro com arco
- Triatlo
- Voleibol sentado
E MAIS
Erica Sena leva punição na última volta e perde a medalha de bronze nos 20km da marcha atlética
Quinto menor país do mundo foi a Tóquio com apenas cinco atletas. E conquistou três medalhas
Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista