Com dívida bilionária, Barça recorre a empréstimos para poder acertar contas e lidar com momento de crise
O Barcelona não vive financeiramente seu melhor momento, com uma dívida que já passa dos R$ 1 bilhão e diversos gastos a cortar para poder ter saúde financeira. Um passo para isto foi a injeção de 595 milhões de euros feita através de investidores.
Segundo o jornal Mundo Deportivo, o Barça acertou a cessão deste valor através de investidores do exterior. O empréstimo comporta 455 milhões de euros para os valores em si do crédito, mais outros 140 milhões derivados de renegociações de dívidas antigas. O banco Goldman Sachs assessorou a operação financeira, que segundo a diretoria do time catalão, conseguirá trazer ‘fôlego’ aos cofres do clube por, pelo menos, mais um ano e meio.
A taxa de juros a qual o time espanhol terá que quitar o débito é de 1,98% com um prazo de dez anos para o pagamento do empréstimo. De acordo com o jornal, para viabilizar o recebimento do investimento, o clube deu como garantia o dinheiro vindo dos direitos de transmissão das competições as quais o time transmite.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJxUHpOb1VoZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em assembleia realizada em junho, foi permitido ao clube aumentar a dívida do time em até 70 milhões de euros caso necessário. O presidente do clube, Joan Laporta, revelou que o dinheiro do empréstimo servirá não apenas para manter contas e outras coisas em dia, mas também para aliviar a situação enquanto o plano de reestruturação financeira do Barcelona for implementado.
Além do empréstimo, o Barça vai tentando procura jeitos de cortar gastos no futebol para reduzir a dívida que o clube tem. Uma das saídas para dar o fôlego financeiro necessário é a negociação de jogadores que não vem tendo chances de jogar e que tem custo alto.
LEIA TAMBÉM
Veja a provável escalação do Barcelona contra o Athletic Bilbao
Barcelona: Koeman desabafa sobre impasse com atleta: “Estou desiludido!”