Barcelona busca empate diante do Athletic Bilbao fora de casa
Barcelona conseguiu empatar e ainda teve chances de virar o jogo contra o Athletic Bilbao que foi mais efetivo durante boa parte do jogo
Athletic Bilbao1-1 Barcelona La Liga 2021/22 - 2ª Rodada
Em jogo muito movimentado no San Mamés, Athletic Bilbao e Barcelona empataram por 1 a 1 na segunda rodada de La Liga.
O Athletic Bilbao chegou mais perto do gol nos contra-ataques em velocidade, mas foi o Barcelona que desperdiçou a melhor chance no primeiro tempo que acabou empatado apesar de chances claríssimas para as dois equipes.
No segundo tempo, o Bilbao jogou com ainda menos posse de bola, mas demonstrou ser mais perigoso logo na saída de jogo, quase abrindo o placar com menos de 30 segundos. Sendo mais efetivo, enfim marcou gol com Iñigo Martínez.
Depois de sofrer gol, o Barcelona aumentou a intensidade e conseguiu o gol de empate de Memphis Depay, que ainda teve chances de virar o jogo.
Na 3ª rodada, o Athletic Bilbao jogará contra o Celta de Vigo fora de casa (28/08, 12h), enquanto o Barcelona receberá o Getafe no Camp Nou (29/08, 12h).
Primeiro tempo
O Barcelona foi responsável pelo controle da posse de bola durante o jogo inteiro, mas as transições ofensivas do Athletic Bilbao estavam dando bastante trabalho para Ronald Koeman, da forma como o técnico adversário previu antes do jogo.
Logo de cara, o Barcelona teve sua melhor chance dos primeiros 45 minutos. Depay carregou bem pela direita e acionou Braithwaite com total espaço na pequena área, mas o atacante jogou para fora e desperdiçou a chance.
A pressão do Bilbao aumentou depois do susto e Williams colocou pressão em cima de Garcia aos 9′ nas costas da defesa parando apenas na defesa do goleiro Neto que deu um toque na bola e evitou o gol.
Aos 12′ Sancet recebeu cruzamento vindo pela esquerda nas costas da defesa e conseguiu passar pela marcação no chute firme que parou na trave.
O goleiro brasileiro do Barcelona estava mal posicionado em lance aos 17′ na finalização de Sancet na grande área, mas De Jong salvou o Barcelona ao travar no momento exato do chute.
Em mais uma intervenção positiva aos 22′, Williams percorreu o corredor esquerdo e acertou cruzamento rasteiro no meio buscando Berenguer em boas condições. Porém, o Bilbao não contava com o corte providencial de Alba.
Aos 31′, um momento preocupante para o torcedor do Barcelona, com Piqué tendo que ser substituído por Araújo por lesão. A preocupação continuaria ainda maior para o torcedor catalão à medida que o Bilbao seguia pressionando a marcação e roubando bolas.
Depois de ser travado, Berenguer apareceu bem aos 35′ e cruzou em profundidade para Williams concluir e acertar a trave, em lance paralisado por impedimento.
No final da etapa inicial, a chance final de Williams que conseguiu acertar um voleio sensacional, mas parou numa defesa ainda melhor do brasileiro Neto. Antes do apito final, Braithwaite falhou na conclusão após escanteio, mas Araujo acertou uma bicicleta espetacular para marcar o gol que foi invalidado pelo VAR por falta de Braithwaite na grande área.
Segundo tempo
O Athletic Bilbao voltou do intervalo como se não tivesse ido para os vestiários pois a pressão em cima do Barcelona foi incrível nos primeiros segundos do segundo tempo.
Williams novamente trabalhou bem e acertou um cruzamento longo para a grande área. O goleiro Neto saiu e não achou nada, sobrando para Berenguer ajeitar e bater para o gol vazio. Mas a bola não entrou porque Eric Garcia salvou em cima da linha.
Mesmo com toda a resistência catalã, não teve jeito. O Athletic Bilbao abriu o placar aos 5′ do segundo tempo depois que Eric Garcia não acompanhou Íñigo Martínez dentro da grande área em cobrança de escanteio, sobrando apenas cabecear para vencer o goleiro Neto.
Com o placar favorável, o Athletic Bilbao foi diminuindo a intensidade do jogo diante de um Barcelona que tentava transformar a posse de bola em pressão mais horizontal. Logo depois do gol, Dest tentou a jogada individual e concluiu na grande área, parando na defesa do goleiro Agirrezabala.
Depois das alterações feitas pelo técnico Marcelino García Toral, o Barcelona passou a gostar ainda mais do jogo e ganhou espaço no último terço do campo. O empate quase veio aos 28′ com De Jong acionando Alba por dentro no lado esquerdo da grande área, mas a bola saiu por cima do gol.
Finalmente aos 30′, os catalães empataram num golaço de Memphis Depay que aproveitou o tapa de Sergi Roberto no meio e foi levando pela esquerda até concluir no ângulo superior esquerdo, sem chances para o goleiro.
Na reta final, apenas o Barcelona conseguiu ficar com a bola em uma total inversão do que ocorreu durante boa parte do jogo. Em lance de extremo perigo, De Jong achou Depay na descida pelo lado esquerdo e o atacante finalizando buscando o canto esquerdo, mas a bola saiu por muito pouco.
Apesar da pressão, o último lance do jogo foi uma falta na entrada da área a favor do Bilbao depois que Eric García derrubou Nico William (parando um contra-ataque que parecia fatal) e acabou sendo expulso. Na cobrança da falta, Martinez acertou a barreira e o jogo foi encerrado.
FICHA TÉCNICA
ATHLETIC BILBAO 1-1 BARCELONA
Data: 21/08/2021, 16:00
Estádio: San Mames
Árbitro: Juan Martinez Munuera
Gols: 2T 5′ Martínez (Bilbao); 2T 30′ Depay (Barcelona)
Substituições – Bilbao: Vesga (Vencedor); Raúl García (Sancet); Nico Williams (Muniain); Zarraga (D.García); Morcillo (Berenguer)
Substituições – Barcelona: Ronald Araújo (G.Piqué); Sergi Roberto (Pedri); Demir (Braithwaite); Emerson Roayal (S.Dest)
Athletic Bilbao (4-4-2): Julen Agirrezabala; Inigo Lekue, Dani Vivian, Inigo Martinez, Mikel Balenziaga; Alex Berenguer, Unai Vencedor, Dani Garcia, Iker Muniain; Oihan Sancet, Inaki Williams. Técnico: Marcelino García Toral
Barcelona (4-3-3): Neto; Sergino Dest, Eric Garcia, Gerard Pique, Jordi Alba, Frenkie de Jong, Sergio Busquets, Pedri; Antoine Griezmann, Memphis Depay, Martin Braithwaite. Técnico: Ronald Koeman