Agüero, Drogba, Falcao, Griezmann… relembre quem fez dupla de ataque com Diego Costa nos clubes por onde passou
Diego Costa assinou contrato com o Atlético-MG até dezembro de 2022
Diego Costa assinou contrato com o Atlético-MG até dezembro de 2022
Antes de mais nada, Diego Costa é a maior contratação do Atlético-MG desde 2012. Agora, ele terá a oportunidade de fazer novos parceiros de ataque para repetir o sucesso do passado quando brilhou com as camisas do Atlético de Madrid e Chelsea entre 2010 e 2021.
Dos 10 atacantes que encontrará no elenco, Eduardo Vargas e Hulk são os jogadores com mais rodagem internacional. Porém, nunca atuaram ao lado do hispano-brasileiro no futebol europeu. Ou seja, Diego Costa irá acrescentar mais um nome a sua lista de parcerias.
E para ter uma ideia, Diego Costa atuou ao lado de grandes astros do futebol ao longo da carreira. Nesse ínterim, teve como companheiros Sergio Agüero, Didier Drogba, Alexandre Pato, Radamel Falcao, Antoine Griezmann, entre outros.
Entretanto, Diego Costa conseguiu alcançar o status de estrela internacional também com a ajuda de atacantes menos cotados no futebol. Aliás, um deles é bem conhecido do torcedor. Afinal, esse antigo parceiro brilhou com as camisas de Flamengo e Botafogo antes de ir para a Europa.
O Torcedores.com decidiu ir fundo na carreira de Diego Costa. Dessa forma, a reportagem levantou os atacantes que já jogaram com o centroavante. Ao todo foram 37 entre 2006 e 2021. Muitos deles jogaram pouco com o astro ou eram reservas e entraram durante partidas.
Por isso, levamos em consideração somente os principais nomes durante sua passagem pela Europa. Ou seja, não consideramos o curto período que defendeu o Barcelona Esportivo, de São Paulo, onde o craque surgiu. Confira a lista!
2005/2006 | Penafiel
Antes de tudo, Hélder Guedes foi o companheiro de ataque de Diego Costa no Penafiel. Ao mesmo tempo que o português se destacava pela precisão nos passes, o centroavante chamava a atenção pela velocidade, habilidade e finalização. Como resultado disso, o brasileiro se transferiu para o Braga.
Jogos: 14
Gols de Diego Costa: 5
Gols de Hélder Guedes: 0
2006/2007 | Braga
Na sua primeira experiência na elite do futebol português, o “Tanque”, como era chamado pela imprensa local, começou a temporada . No entanto, ganhou a titularidade na reta final da Liga NOS. Ao lado de Zé Carlos, ex-Flamengo e Botafogo, o centroavante fez poucos gols. Mas foi o garçom de Zé do Gol na temporada 2006/2007.
Jogos: 9
Gols de Diego Costa: 1
Gols de Zé Carlos: 8
2007/2008 | Celta de Vigo
Logo depois de se destacar pelo Braga, ele foi emprestado ao Celta. Nesse meio tempo, se consolidando como uma das principais revelações da segunda divisão espanhola. Nesse meio tempo, a dupla com Jesús Perera rendeu poucos gols ao clube na temporada. No entanto, o atleta conseguiu mais uma transferência na carreira.
Jogos: 30
Gols de Diego Costa: 5
Gols de Jesús Perera: 4
2008/2009 | Albacete
De antemão, Diego Costa chegou com status de titular no Albacete. Além disso, foi a temporada que mais vezes foi titular desde sua chegada a Espanha. Ao lado do ligeirinho Jaime Romero, promessa do futebol espanhol, o centroavante fez uma temporada que quase foi coroada com o acesso do time para a La Liga.
Jogos: 35
Gols de Diego Costa: 9
Gols de Jaime Romero: 3
2009/2010 | Valladolid
Em 2009, o Valladolid investiu pesado para a disputa da La Liga. Além de contratar o centroavante por empréstimo junto ao Braga, o clube tirou Manucho do Hull City. Apesar das boas atuações, a dupla não conseguiu evitar o rebaixamento do time para a segunda divisão. Ambos deixaram o clube no fim da temporada.
Jogos: 36
Gols de Diego Costa: 9
Gols de Manucho: 4
2010/2011 | Atlético de Madrid
O centroavante foi contratado pelo Atlético de Madrid em 2010. Ele chegou ao clube a pedido do técnico Quique Flores que montou um dos ataques mais letais da história Colchonera. Com Diego Costa, Diego Forlán e Sergio Agüero atormentando os zagueiros rivais, o time marcou 45 gols. E de quebra conquistou a Supercopa da Europa.
Jogos: 38
Gols de Diego Costa: 8
Gols de Diego Forlán: 10
Gols de Sergio Agüero: 27
2011/2012 | Rayo Vallecano
Apesar das boas atuações pelo Atlético de Madrid, o brasileiro foi emprestado ao Rayo Vallecano para adquirir experiência. Lá, encontrou o experiente Raúl Tamudo que foi um bom companheiro de ataque no primeiro turno da La Liga. Porém, o centroavante sofreu uma grave lesão no joelho direito e perdeu o restante da temporada.
Jogos: 16
Gols de Diego Costa: 10
Gols de Raúl Tamudo: 10
2012/2014 | Atlético de Madrid
Após se recuperar de lesão, o artilheiro voltou para ser o protagonista do Atletico de Madrid. Em 2012/2013, o hispano-brasileiro atuou ao lado do colombiano Radamel Falcao. Na temporada seguinte, teve como seu companheiro o astro espanhol David Villa. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Espanhol e a Taça do Rei.
Jogos: 96
Gols de Diego Costa: 56
Gols de Radamel Falcao: 34
Gols de David Villa: 15
2014/2017 | Chelsea
Diego Costa foi contratado pelo Chelsea a pedido do técnico José Mourinho. Ele chegou ao clube com a missão de fazer o torcedor esquecer o espanhol Fernando Torres. Lá, venceu três vezes o Campeonato Inglês. Porém, sua passagem ficou marcada pelo rodízio de companheiros nas três temporadas que defendeu o clube londrino.
Jogos: 120
Gols de Diego Costa: 59
Gols de Didier Drogba: 7
Gols de Radamel Falcao: 1
Gols de Alexandre Pato: 1
Gols de Pedro Rodríguez: 8
2017/2021 | Atlético de Madrid
Após passagem vitoriosa pela Premier League, o camisa 19 retornou pela terceira vez ao Atlético de Madrid. No entanto, teve uma passagem com poucos jogos e muitas lesões nas últimas três temporadas. Nesse ínterim, teve três companheiros de ataque. Porém, a parceria mais marcante foi com Griezmann e Morata na temporada 2017/2018.
Jogos: 81
Gols de Diego Costa: 19
Gols de Antoine Griezmann: 50
Gols de Yannik Carrasco: 27
Gols de Álvaro Morata: 22