Tóquio 2020 anunciou que houve um caso positivo de coronavírus dentro da Vila Olímpica, mas reafirmou que os cuidados estão sendo tomados
O Comitê Olímpico Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 confirmou na madrugada deste sábado (10) o primeiro caso positivo de Covid-19 na Vila Olímpica.
De acordo com o Comitê Olímpico, o caso positivo não se trata de nenhum atleta que irá competir nos Jogos de Tóquio, mas sim de um visitante que visitou as instalações e está diretamente envolvido com a organização das Olimpíadas.
Devido às questões de privacidade e segurança, a identidade da pessoa e a nacionalidade na mesma não serão reveladas em nenhum momento.
O anúncio foi feito por Toshiro Muto, CEO dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, e Masa Takaya, porta-voz do Comitê Organizador, em entrevista coletiva.
De acordo com Takaya, o caso confirmado surgiu durante os testes de rotina, realizado há alguns minutos na Vila Olímpica de Tóquio. A pessoa está isolada em um hotel.
Seiko Hashimoto, organizador chefe dos Jogos, também esteve presente na coletiva de imprensa e reafirmou que está fazendo “de tudo para prevenir surtos de Covid-19”.
Os atletas começaram a chegar para a capital do Japão há algumas semanas, mas o movimento foi muito intensificado nesta semana, com a proximidade dos eventos olímpicos.
Cabe ressaltar que a região central de Tóquio, onde haverá a concentração dos principais eventos, está sob estado de emergência por causa da Covid-19, fazendo com que grande parte dos Jogos sejam realizados sem a presença de público.
A Olimpíada Tóquio 2020 será realizada entre os dias 23 de julho à 8 de agosto.