Olimpíada de Tóquio: com Biles na reserva, russas ficam com o ouro na ginástica por equipes
Angelina Melnikova, Viktoriia Listunova, Vladislava Urazova e Liliia Akhaimova quase bateram 170 pontos e quebraram mais de dez anos de domínio estadunidense na prova
Os Jogos Olímpicos tem novas campeãs da ginástica artística por equipes, as russas. Na manhãzinha desta terça-feira, Angelina Melnikova, Viktoriia Listunova, Vladislava Urazova e Liliia Akhaimova fizeram 169,528 pontos e conquistaram o ouro para o Comitê Olímpico Russo.
A vitória foi confirmada no solo, com Angelina Melnikova, e quebrou uma sequência de mais de dez anos de vitória da equipe dos EUA em grandes competições mundiais da modalidade. A última vez que as americanas não foram campeãs foi em 2010, no Campeonato Mundial.
Já a última vitória das russas na ginástica por equipes se deu em 1992, na Olimpíada de Barcelona. Curiosamente, assim como em Tóquio, elas competiram sob uma bandeira neutra, a do Time Unido das ex-repúblicas soviéticas.
Biles na reserva ajudou as russas no ouro na ginástica
Além do óbvio mérito das ginastas russas, um fato importantíssimo ajudou na conquista do ouro na Olimpíada de Tóquio. Simone Biles, dona de cinco medalhas olímpicas (sendo quatro de ouro e uma de bronze), acabou ficando na reserva.
A atleta, verdadeiro fenômeno da ginástica, cometeu uma falha no salto, ainda na etapa classificatória, e acabou retirada dos demais aparelhos. Segundo a Federação de Ginástica dos Estados Unidos, a ginasta teve problemas médicos e ficou de fora das séries decisivas. Mesmo assim, a equipe dos EUA ficou com a medalha de prata, com 166,096 pontos.
LEIA MAIS
Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
Olimpíada de Tóquio: Fernando Scheffer conquista o bronze nos 200m livre
Olimpíada de Tóquio: Álvaro e Alison são derrotados por dupla americana
Olimpíada de Tóquio: Ágatha e Duda perdem para chinesas na fase de grupos