Renato Portaluppi assinou contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2021
Antes de mais anda, começou oficialmente a era Renato Portaluppi no Flamengo. Nesta segunda-feira, três dias após a demissão de Rogério Ceni e o rápido acerto com o treinador, ele chega ao clube com objetivos bem definidos: vencer a Copa Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
A estreia da nova comissão técnica será quarta-feira, contra o Defencia y Justicia, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da Libertadores. Além de tentar melhorar o desempenho do time, Renato Portaluppi também terá a missão de ajudar a diretoria a encontrar reforços pontuais para a sequência da temporada.
A passagem dele pelo Grêmio, só para exemplificar, ficou marcada pela chegada de jogadores que entraram para a história do clube como Leonardo Moura, Bruno Cortez e Diego Souza. Por outro lado, alguns atletas nem chegaram a ter tantas oportunidades na equipe, como Maicosuel, Thiago Neves, Marinho, Diego Tardelli e Hernane Brocador.
Além de mapear o mercado, Renato Portaluppi terá o desafio de recuperar o rendimento de atletas que estão no elenco. A princípio, a diretoria ainda trabalha para reforçar as finanças do clube. Por isso, o treinador será de fundamental importância para dar espaço, valorizar e colocar na vitrine alguns jogadores.
Diante deste cenário, o Torcedores.com listou alguns jogadores que estão em baixa no clube após serem ‘escanteados’, como se diz na gíria do futebol, pelos ex-técnicos do Flamengo Domènec Torrent e Rogério Ceni. Veja a lista!
Hugo Souza
Jogos em 2021: 5
Gols sofridos: 6
Contrato: Dezembro/2025
Hugo Souza foi peça fundamental do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2020. Ele não entra em campo desde maio quando o time venceu a LDU na Libertadores. Posteriormente, perdeu a condição de reserva de Diego Alves para Gabriel Barbosa devido a problemas disciplinares. O arqueiro está na mira do Ajax, da Holanda.
Rodinei
Jogos em 2021: 2
Gols marcados: 0
Contrato: Dezembro/2022
Após passagem destacada pelo Internacional em 2020, Rodinei retornou ao Flamengo a pedido do ex-técnico Rogério Ceni. A princípio, ele foi reintegrado ao elenco para fazer sombra ao chileno Maurício Isla. No entanto, o lateral-direito não conta com muito prestígio junto ao torcedor que deseja vê-lo fora do clube.
Léo Pereira
Jogos em 2021: 8
Gols marcados: 0
Contrato: Dezembro/2024
Foi contratado pelo Flamengo a pedido do ex-técnico Jorge Jesus após se destacar pelo Athletico Paranaense em 2019. Contudo, o zagueiro acumula críticas desde que chegou ao clube. Afinal, tem feito atuações abaixo da expectativa com a camisa rubro-negra. Em baixa, Léo Pereira tem sondagem para defender o Besiktas, da Turquia.
Gustavo Henrique
Jogos em 2021: 13
Gols marcados: 1
Contrato: Dezembro/2023
Revelado pelo Santos, o zagueiro foi considerado uma unanimidade quando chegou no Flamengo. Porém, ele não caiu nas graças da torcida devido as sucessivas falhas que comprometeu o time na última temporada. Perdeu a condição de titular na reta final do Brasileirão de 2020 para Willian Arão.
Bruno Viana
Jogos em 2021: 15
Gols marcados: 0
Contrato: Dezembro/2021
Foi contratado com status de titular para resolver o problema crônico da zaga do Flamengo. Porém, não conseguiu se firmar como titular ao lado de Rodrigo Caio. Afinal, ele vem acumulando falhas e críticas com a camisa rubro-negra. Emprestado até o fim do ano pelo Braga, Bruno Viana tem chances remotas de seguir no clube em 2022.
Piris da Motta
Jogos em 2021: 1
Gols marcados: 0
Contrato: Dezembro/2022
Após ser emprestado ao Gençlerbirligi, da Turquia, Piris da Motta recentemente ao Flamengo com a anuência de Rogério Ceni. Contudo, o paraguaio é considerado carta fora do baralho da diretoria que tenta negociá-lo na próxima janela de transferências. Enquanto não deixa o clube, o paraguaio terá seu futuro avaliado pelo técnico Renato Portaluppi.
Vitinho
Jogos em 2021: 28
Gols marcados: 6
Contrato: Dezembro/2022
É considerado o maior alvo de críticas da torcida na atualidade. A princípio, a relação com os rubro-negros azedou após as fracas atuações pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro. Apesar do interesse em negociar o atleta, a diretoria ainda busca clubes interessados no mercado da bola dispostos a investir na contratação de Vitinho.
Michael
Jogos em 2021: 23
Gols: 3
Contrato: Dezembro/2024
O ex-atacante do Goiás foi contratado pelo Flamengo após se destacar no Campeonato Brasileiro de 2019. A princípio, ele chamou a atenção de Jorge Jesus pela velocidade e habilidade. Contudo, o atleta alternou bons e maus momentos com a camisa rubro-negra. Se tornou titular no período em que Everton Ribeiro serviu a seleção brasileira na Copa América. Apesar disso, a diretoria tenta negociá-lo na próxima janela de transferências.