Vale a pena ver de novo? Corinthians tem repatriado diversos atletas com boa passagem pelo clube
Renato Augusto está longe de ser o primeiro atleta repatriado pelo Corinthians em um passado recente. Mas será que todos tiveram o mesmo desempenho?
Sabe aquela história de ‘o bom filho à casa torna’? O Corinthians tem usado muito disso nos últimos anos. O clube alvinegro tem repatriado diversos jogadores com passagem vitoriosa por Parque São Jorge. Mas na maioria dos casos, o nível do atleta já não é o mesmo de anteriormente.
O exemplo mais recente é Renato Augusto, que teve seu retorno oficializado no início desta quinta(22). Pensando nisso, o Torcedores.com resolveu analisar cada um desses retornos ao Corinthians, para entendermos o por quê desse pensamento e o por quê da maioria desses jogadores não darem certo na segunda passagem.
Quem voltou?
Pensando apenas nos últimos 10 anos, listamos os seguintes atletas, que em algum momento, saíram e retornaram ao clube:
– Jô
– Gil
– Sidcley
– Ralf
– Cristian
– Elias
– Douglas
– Jadson
– Emerson Sheik
– Vagner Love
Por que voltaram ao Corinthians?
Os principais motivos desses retornos ao Corinthians são:
1 – Diretoria tentando agradar a torcida, com a volta de um ídolo;
2 – Oportunidade de mercado (O atleta não deu certo fora do país, e sua volta foi facilitada pelo clube);
3 – Baixo nível técnico do elenco.
Quem deu certo?
Entre os jogadores listados, podemos citar como ‘cases’ de sucesso, Elias e Douglas. O volante saiu em 2010 e voltou em 2014, e conseguiu alcançar alto nível no Brasileirão de 2015. Já Douglas, saiu em 2009 e voltou em 2012, para fazer parte do elenco campeão da Libertadores e Mundial. Ambos saíram de sua segunda passagem por baixo.
E quem não deu tão certo?
Podemos citar como regulares, as voltas de Gil, Ralf e Jadson. No caso do zagueiro, a volta em 2019 em um momento conturbado, prejudicou o desempenho do atleta. Atualmente, ainda está no elenco e é o pilar da zaga. Já Ralf e Jadson conseguiram ser campeões em seus retornos em 2017 e 18 respectivamente, mas o mal desempenho e físico questionável de ambos, os fizeram sair pelas portas dos fundos no final da temporada.
Por último, citamos quem deu errado mesmo na segunda passagem pelo Corinthians. Aquele que voltou em nível ruim ou péssimo. Jô, Sidcley, Cristian, Emerson Sheik e Vagner Love figuram nessa lista.
Apesar de ainda liderar os números ofensivos do time, Jô está bem longe do artilheiro do Brasileirão de 2017. O físico já não é mais o mesmo, e a bola chega bem menos. No caso de Sidcley, o lateral fez grande campeonato paulista em 2018 e logo saiu. Sem oportunidades na Europa, retornou no início de 2020, mas com alguns quilinhos a mais, e mesmo em tão pouco tempo de temporada, causou desconfiança e críticas em sua volta. Já Cristian, voltou de maneira parecida e o insucesso foi o mesmo. Foi terceiro reserva no time campeão em 2015, e quando teve oportunidades decepcionou.
Sheik voltou duas vezes, uma em 2015 e outra em 2018. Nessa última, voltou mesmo para encerrar a carreira, porque futebol mesmo não se viu. E Vagner Love foi também uma oportunidade de mercado, pois chegou em um elenco com outros dois centroavantes, em um momento que talvez não fosse uma necessidade. Se tirarmos o gol na final do Paulistão de 2019, não sobra nada.
A segunda passagem ‘mancha’ a primeira?
Na maioria dos casos, sim. Emerson Sheik é um caso a parte, pois é o herói da final da Libertadores, e é muito difícil apagar aquela imagem. Gil e Jô, ainda estão no atual elenco do Corinthians, e podem apagar uma possível imagem ruim. Já os outros, terão aquele asterisco na história, por voltar em um momento ruim da carreira.
Outros retornos na história do Corinthians
Mas se puxarmos um pouquinho mais na memória, veremos que essa é uma ‘mania’ histórica no Corinthians. Voltaram ao clube para uma segunda passagem, atletas como: Neto, Rincon, Vampeta, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Fabinho e Marcelo Mattos.
Rumores de novos retornos
Além do próprio Renato Augusto, diversos rumores tem surgido nas últimas janelas de transferências, sobre jogadores campeões pelo clube, que poderiam estar de volta. Vamos a eles:
– Balbuena
– Pablo
– Paulinho
– Dentinho
Independente da viabilidade do momento, se vai ser um empréstimo ou compra, ou se o valor vai ser alto. Esses quatro atletas tem boa chance de figurarem na lista acima. Fica a dúvida, se poderão render o que já renderam um dia e se poderão manchar a história bonita que cada um já criou no Corinthians.
E Renato Augusto? Vai voltar bem? Será tão protagonista quanto em 2015?
Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter