PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Marcelo Cabo, novo técnico do Goiás

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Marcelo Cabo, novo técnico do Goiás

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Marcelo Cabo foi contratado pelo Goiás 24 horas após deixar o Vasco

Marcelo Cabo, novo técnico do Goiás, chega ao clube com a missão de repetir o sucesso que teve durante nas suas duas passagens pelo rival Atlético Goianiense. Agora, ele terá a missão de reerguer um dos maiores clubes da Região Centro-Oeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele chega para substituir Luís Carlos de Oliveira Preto, o Pintado, ex-jogador do São Paulo nos anos 90, dispensado no começo da semana. Ele não resistiu aos maus resultados do Goiás na Série B do Campeonato Brasileiro.

Antes de mais nada, Marcelo Cabo subiu com o Atlético-GO e CSA, em 2016 e 2018 da Série B para Série A, respectivamente. Porém, terá de superar a desconfiança do torcedor esmeraldino após a fraca passagem pelo Vasco nesta temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O esquema tático

Marcelo Cabo tem o hábito de escalar suas equipes no 3-6-1 com variação para o 4-2-3-1. Além disso, o treinador é conhecido por montar times consistentes na marcação. Por outro lado, ele gosta de jogadores rápidos e com boa saída de bola.

O comandante não abre mão de ter dois volantes mais ‘pegadores’, um meia centralizado e atacantes rápidos pelos lados do campo. Na frente, joga com um centroavante ou um atacante rápido centralizado, para puxar os ataques em velocidade.

Para fechar o time, Marcelo Cabo costuma tirar um meia ou atacante para colocar um terceiro zagueiro ou volante. Para lançar a equipe ao ataque, ele gosta de tirar um zagueiro e recua um volante com mais qualidade com a bola nos pés para compor a defesa.

PUBLICIDADE

No Goiás, Marcelo Cabo terá de reconstruir o elenco com seu conhecimento de mercado. Afinal, o clube não tem muito dinheiro em caixa para investir na contratação de reforços e formar um time competitivo para a sequência da Série B.

PUBLICIDADE

Desempenho em outros clubes

O Torcedores.com levantou os principais trabalhos de Marcelo Cabo. À primeira vista, a reportagem levou em consideração os trabalhos do treinador por Vasco, Atlético-GO, CRB, Vila Nova, CSA, Guarani e Figueirense. Confira o desempenho!

Figueirense

Jogos: 10

Vitórias: 2

Empates: 2

PUBLICIDADE

Derrotas: 6

Aproveitamento: 26%

Após bons trabalhos no Volta Redonda, Macaé, Tigres do Brasil e Resende, Marcelo Cabo foi contratado pelo Figueirense em 2017. Afinal, deixou boa impressão após ser auxiliar técnico de Jorginho Amorim em 2011. No entanto, seu trabalho não surgiu efeito e a diretoria decidiu demiti-lo após o clube correr risco de rebaixamento.

Guarani

Jogos: 6

PUBLICIDADE

Vitórias: 0

Empates: 3

Derrotas: 3

Aproveitamento: 16%

PUBLICIDADE

Foi contratado pelo Guarani após a saída do técnico Osvaldo Alvarez, que no primeiro turno ficou 15 rodadas no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, a série de maus resultados foram determinantes para sua saída do clube de Campinas. Afinal, o time teve de lutar contra o rebaixamento. 

CSA

Jogos: 81

Vitórias: 33

Empates: 25

PUBLICIDADE

Derrotas: 23

Aproveitamento: 47%

Marcelo Cabo teve passagem marcante pelo CSA. Entre 2018 e 2019, ele conquistou o Bicampeonato Alagoano. Além disso, classificou o Azulão após 10 anos para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Posteriormente, o treinador deixou o clube para comandar o Vila Nova.

Vila Nova

Jogos: 17

PUBLICIDADE

Vitórias: 4

Empates: 7

Derrotas: 6

Aproveitamento: 37%

PUBLICIDADE

Marcelo Cabo chegou ao Vila nova com a fama de ter conquistado dois acessos ao longo da carreira. Ele subiu o Atlético-GO e o CSA para a Série A do Campeonato Brasileiro em2016 e 2018, respectivamente. Entretanto, teve o trabalho interrompido devido a uma série de mais resultados na segunda divisão.

CRB

Jogos: 52

Vitórias: 21

Empates: 15

PUBLICIDADE

Derrotas: 16

Aproveitamento: 50%

Em 2020, o treinador retornou a Alagoas para comandar o CRB. Nesse ínterim, ele conquistou o Campeonato Alagoano. Ou seja, somou sua terceira conquista local ao currículo. Afinal, ele conduziu o CSA ao título nos anos anteriores. Por isso, Marcelo Cabo é considerado um dos maiores técnicos que passou pelo estado.

Atlético-GO

Jogos: 60

PUBLICIDADE

Vitórias: 28

Empates: 16

Derrotas: 16

Aproveitamento: 55%

PUBLICIDADE

Marcelo Cabo teve duas passagens pelo Atlético-GO. Nesse ínterim, venceu a Série B do Campeonato Brasileiro (2016) e o Campeonato Goiano (2020). É, portanto, considerado o maior técnico da história do clube. Recentemente, teve seu nome ligado a um possível retorno ao rubro-negro para o lugar de Eduardo Barroca.

Vasco

Jogos: 29

Vitórias: 13

Empates: 10

PUBLICIDADE

Derrotas: 6

Aproveitamento: 56%

O treinador teve um início empolgante à frente do Vasco. Afinal, o time apresentou um bom desempenho no Campeonato Carioca. A vitória sobre o Flamengo deu sinais de que o time iria decolar no decorrer no ano. No entanto, o trabalho de Marcelo Cabo perdeu sustentação diante dos tropeços da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS: 

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Enderson Moreira, novo técnico do Botafogo 

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Lisca, novo técnico do Vasco 

Conheça Alexandre Gomes, o técnico interino do Vasco

Better Collective