Quem é quem? Conheça a super comissão técnica que irá auxiliar Renato Gaúcho no Flamengo
Renato Gaúcho tem contrato com o Rubro-negro até dezembro de 2021
Antes de mais nada, a semana no Flamengo foi de reformulação em sua comissão técnica. A princípio, a diretoria aproveitou a chegada do técnico Renato Gaúcho para trazer ideias novas, sem denegrir a imagem dos profissionais que deixaram o clube juntamente com Rogério Ceni.
Além de Renato Gaúcho, chegaram outros dois profissionais: os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O primeiro é o braço direito do treinador desde 2001, enquanto o segundo retornou ao clube após concluir o curso da CBF Academy para obter a Licença Pro.
Além deles, a diretoria decidiu promover dois funcionários das divisões de base até para ‘encorpar’ a nova comissão técnica. Dessa forma, Maurício Souza e Alexandre Sanz passam a integrar o grupo principal. Ambos baratos para o clube.
Por outro lado, a diretoria negou o pedido de Renato para levar outras pessoas para o Flamengo. À primeira vista, a lista incluía os nomes do auxiliar Thiago Gomes, do preparador físico Rogério Dias, do preparador de goleiros Victor Hugo Signorelli e do analista de desempenho Daniel Cerqueira.
O Torcedores.com relacionou todos os profissionais que irão integrar a super comissão técnica de Renato Gaúcho no Flamengo. Confira quem é quem e qual será a importância deles na rotina dentro do clube.
Alexandre Mendes
Antes de mais nada, Alexandre Mendes trabalha com Renato Gaúcho desde 2001. Foi auxiliar do treinador no Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Bahia e Grêmio. Nesse ínterim, venceram a Recopa (2018), a Libertadores (2017), a Copa do Brasil (2007 e 2016) e o Campeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020). É o responsável pelos treinos táticos.
Maurício Souza
É funcionário do Flamengo desde 2017. Nesse ínterim, teve passagem bem-sucedida no comando das equipes sub-17 e sub-20. Comandou interinamente o time profissional em 14 jogos tendo conquistado 10 vitórias. Mauricinho, como é conhecido no clube, será responsável por auxiliar Renato Gaúcho na transição dos jogadores da base.
Marcelo Salles
Em 2001, iniciou a carreira como preparador físico na comissão técnica de Mário Jorge Lobo Zagallo no Flamengo. Oito anos depois, ele deixou o clube para ser auxiliar de Joel Santana. Nesse ínterim, passou por Brasiliense, Cruzeiro, Bahia e Vasco. De volta à Gávea, Marcelo Salles terá a missão de fazer a análise dos adversários.
Alexandre Sanz
Foi preparador físico do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Na época, o profissional ficou conhecido por cuidar do condicionamento dos astros Adriano Imperador e Dejan Petkovic. Agora, Alexandre Sanz será o chefe da preparação física. Ele será auxiliado por Roberto Oliveira e Rafael Winicki.
Wagner Miranda
Iniciou carreira no time sub-20 do Flamengo em 2011. Na temporada seguinte, foi promovido para o elenco principal. Entre 2016 e 2017, integrou a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo no Tianjin Quanjian, da China. Após breve passagem pela Chapecoense, Wagner ‘Gigante’ retornou ao Flamengo e ajudou Diego Alves a ser o melhor goleiro da Copa Liberadores da América de 2019. Seu braço direito é o auxiliar Thiago Eller.