Luto: Presidente do Coritiba morre vítima da Covid-19
Renato Follador, presidente do Coritiba, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o início de junho e morreu neste sábado(3)
O mundo do futebol está de luto! O presidente do Coritiba, Renato Follador, morreu neste sábado(3), vítima da Covid-19. O manda-chuva do Coxa tinha 67 anos, e estava internado desde o início de junho. Renato teve uma piora nas últimas 24hs, e acabou não resistindo.
O Hospital do Rocio confirmou a notícia através de nota oficial.
Infelizmente, a última nota divulgada pelo Hospital do Rocio. Renato Follador, presidente do Coritiba, faleceu às 21h18 deste sábado. https://t.co/LKEjBLTPGn pic.twitter.com/zeUqQhCZQV
— Monique Silva (@Monique_Silva) July 4, 2021
O clube também utilizou suas redes sociais, para noticiar a morte de Follador e prestar uma última homenagem:
É com muito pesar que nos despedimos do presidente Renato Follador, que assumiu o comando do Coritiba no início de 2021, e faleceu hoje, vítima de complicações da Covid-19. É um momento de união e força a todos os familiares, amigos e a nação coxa-branca. 😔🙏⚪💚Descanse em paz. pic.twitter.com/s2tVKDKNnr
— Coritiba (@Coritiba) July 4, 2021
Renato Follador ficou uma semana internado na UTI, e na semana seguinte teve piora em sua condição pulmonar, onde o nível de comprometimento subiu de 20% para 80%. O mandatário do Coritiba chegou a ter uma melhora, mas teve que ser intubado na metade do junho.
Para tentar reverter o quadro crítico, os médicos tentaram a terapia chamada ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea) 20 depois da internação. A técnica consiste na retirada do sangue através de uma veia para uma bomba e por uma membrana artificial, que faz a função do pulmão. O objetivo é ajudar a eliminar o gás carbônico e a oxigenar o sangue. Que por sua vez, é devolvido para o organismo.
O presidente chegou a tomar uma dose da vacina contra Covid-19 antes de contrair a doença. A segunda dose estava prevista para este mês de julho.
Carreira de Follador no Coritiba
Antes de se tornar dirigente do Coxa, atuou como jogador profissional nos anos 70. Foram 25 jogos, e sua posição era no meio-campo. Sua carreira foi encerrada precocemente em 1977 após grave lesão no joelho. Follador também é filho de Renatinho, atleta campeão nos anos 40 e 50.
Aos 67 anos, foi eleito o novo presidente do Coritiba para o triênio 2021/23 com 75,77% dos votos. A eleição aconteceu no fim de dezembro de 2020 e sua chapa era a “Coritiba ideal”.
Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter