Porto autoriza ex-lateral de Bahia e Palmeiras a procurar novo clube
João Pedro tem contrato com o clube português até junho de 2023
João Pedro tem contrato com o clube português até junho de 2023
Emprestado ao Bahia na última temporada, João Pedro está fora dos planos do Porto. O Torcedores.com apurou que o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa disse ao lateral-direito que não conta com ele para a próxima época.
A principal causa para João Pedro deixar o clube seria a forte concorrência no elenco. Wilson Manafá é o titular absoluto. Além disso, o técnico Sergio Conceição ainda conta com Tomás Esteves, Manú e Carraça com opções para o setor.
Ainda segundo apurou a reportagem, os representantes do jogador tentam mantê-lo em Portugal. Em janeiro de 2019, ele foi contratado pelo Porto, não chegou a deslanchar e teve um desempenho irregular na equipe. Contudo, fez apenas três partidas pelos Dragões.
Apesar de ter se destacado no time sub-23, João Pedro não conseguiu se firmar no time principal do Porto. Caso apareça uma proposta, o clube irá liberar novamente o atleta. No começo da semana, a diretoria foi procurada por dois clubes da segunda divisão portuguesa.
A princípio, as negociações estão em um estágio inicial podendo avançar nos próximos dias. A diretoria sinaliza, inclusive, com a possibilidade de pagar seus vencimentos para facilitar uma negociação futura.
A princípio, o Porto e os representantes do jogador tentam encontrar um novo destino para o defensor. João Pedro tem contrato até junho de 2023. Em 2018, o clube português pagou ao Palmeiras 4 milhões de euros (R$ 24 milhões, à época).
A carreira de João Pedro
Nascido em Presidente Bernardes, São Paulo, João Pedro Maturano dos Santos foi revelado pelo Comercial-SP em 2012. No mesmo ano foi contratado para reforçar a equipe sub-17 do Palmeiras após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O defensor, contudo, fez sua estreia no time principal alviverde em 2014. Ao todo, foram 38 partidas e dois gols marcados pelo clube do Palestra Itália. Posteriormente, foi emprestado em sequência a Chapecoense e Bahia para adquirir experiência.
Em julho de 2018, João Pedro foi contratado pelo Porto com status de grande revelação do futebol brasileiro. Afinal, o atleta teve passagem destacada pela seleção sub-20 onde disputou a Copa do Mundo e o Campeonato Sul-Americano da categoria.
Ao longo da carreira, João Pedro levantou seis taças. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Brasileiro (2016), a Copa do Brasil (2015), a Copa do Nordeste (2021), o Campeonato Baiano (2018 e 2020) e o Campeonato Catarinense (2017).