Eurocopa: Por que a Itália é chamada de Azzurra?
A seleção italiana é conhecida como Azzurra joga de azul apesar da cor não está presente na sua bandeira
A seleção italiana é conhecida como Azzurra joga de azul apesar da cor não está presente na sua bandeira
A Itália é conhecida como Azzurra no mundo do futebol, remetendo, claro, ao azul do uniforme. No entanto, muitos ficam em dúvida da razão da seleção usar esta cor, já que a bandeira italiana conta com verde, branco e vermelho.
Para explicar, é necessário voltar mais de 100 anos no tempo, nos primórdios do futebol. Em 1910, a seleção italiana pensou em uma cor para que seus atletas utilizassem. Na época, o Pro Vercelli, clube muito forte no passado mas que hoje disputa a terceira divisão italiana, seria o clube homenageado, tendo sua cor branca usada na seleção. Porém, a decisão não foi adiante, e optaram por uma cor considerada “neutra”, sendo o azul a escolhida.
COMO A AZZURRA SE CONSOLIDOU?
Em 1911, a Azzurra começou a consolidar-se ao ser usada em um amistoso contra a Hungria, em Milão. A partir daí, outro fator que contribuiu para a permanência foi a relação do azul com a dinastia Savoy. O “Blue Savoy” fazia parte de brasões desde 1360. Então, decidiu-se atestar uma relação entre a família e o futebol italiano.
A cor foi permanecendo e sendo aderira por outras modalidades de esportes italianos. Até que, em 1947, a República Italiana nasceu após a segunda guerra mundial. E, ao invés do Brasão com Cruz Savoia, passou-se utilizar o escudo que permanece até os dias atuais.
A Itália entra em campo nesta quarta-feira (6) para enfrentar a Espanha às 16h, horário de Brasília. A partida é válida pela semifinal da Eurocopa 2020.
VEJA TAMBÉM:
Brasileirão 2020 e 2021: Quais times tiveram mais pênaltis a favor
Jean se emociona em redes sociais se despedindo do Palmeiras; assista
CBF divulga datas e horários das oitavas de final dos jogos da Copa do Brasil