Lucas Lima chegou a ser afastado do elenco, mas acabou sendo reintegrado uma semana depois. À disposição de Abel Ferreira, o meia ainda não voltou a atuar
O meia Lucas Lima quase passou por um processo de rescisão contratual com o Palmeiras recentemente, após ser flagrado por torcedores em uma festa clandestina e infringindo os protocolos de combate ao coronavírus. Segundo a coluna UOL de Primeira, o que fez o clube desconsiderar a possibilidade de rescindir com o jogador foi Patrick de Paula, que acabou sendo flagrado nas mesmas condições dias depois.
+ Principal alvo da torcida, Lucas Lima ainda tem contrato com o Palmeiras até 2022; veja os outros casos
De acordo com a publicação, o Palmeiras entendia que os erros, embora iguais, se diferenciam no contexto de cada jogador dentro do clube. Lucas Lima, aos 31 anos, por exemplo, tem contrato até o fim de 2022, nunca se firmou na equipe e é alvo constante de críticas da torcida. Patrick de Paula, por sua vez, é uma das principais promessas da base do clube e foi importante na conquista da Tríplice Coroa na temporada passada. Aos 21 anos, o camisa 5 é constantemente sondado por clubes da Europa e tem vínculo até dezembro de 2024.
Nesse cenário, o erro de Patrick de Paula foi encarado como um deslize de um jovem promissor com muito potencial, mas que ainda precisa amadurecer dentro e fora de campo. No caso de Lucas Lima, o flagrante foi visto como a “cereja do bolo” que caberia a abertura de um processo de rescisão contratual e, com isso, render ao Palmeiras uma economia importante, já que o jogador recebe cerca de R$ 1 milhão por mês, somando salários, luvas e produtividade.
Apesar de entender que havia possibilidade de rescindir com Lucas Limas, o Palmeiras não tinha qualquer intenção de desligar Patrick de Paula, então por isonomia e pensando na paz do grupo, a diretoria Alviverde acabou descartando a hipótese de romper com o camisa 20.
Vale lembrar que ambos jogadores foram advertidos, multados e afastados do elenco, mas acabaram sendo reintegrados uma semana depois. Lucas Lima ainda não foi aproveitado pelo técnico Abel Ferreira, e não entra em campo desde a derrota para o CRB, pela Copa do Brasil, em 9 de junho. Já Patrick de Paula atuou nas últimas três partidas.
Em recentemente entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira garantiu que conta com Lucas Lima para a sequência da temporada. “Quando digo que todos somos um não é da boca para fora. Todos somos um mesmo. Ele faz parte do todo. Não vou individualizar o A, B ou C. O Palmeiras é um clube muito exigente, obriga a todos nossa responsabilidade no nosso trabalho e responsabilidade social. Quem nunca errou que atire a primeira perda. O importante é que fique bem claro. Não adianta perguntar as mesmas coisas.”
“Não são apenas os 11. Dudu, Lucas Lima, Willian trabalharam para ajudar o grupo, o Willian… Hoje de manhã, antes de fazer o treino da manhã, coloquei a relação dos que iam jogar e abaixo coloquei uma observação. Pelo regulamento da Fifa só podem jogar 11 jogadores, os outros vão ter que ter paciência. É assim que funciona”, completou.