Olimpíadas: Rafael Silva leva três shidos, perde e vai para repescagem no judô
Balanço do dia: mulheres fazem história para o Brasil nas Olimpíadas
O brasileiro não conseguiu se impor contra o georgiano Guram Tushishvil. Agora, Baby vai enfrentar o bicampeão olímpico Teddy Riner na repescagem
Focado em disputar à final olímpica, Rafael Silva só pensava na segunda vitória no judô em Tóquio 2020. O brasileiro retornou ao dojo da Arena Nippon Budokan para enfrentar o georgiano Guram Tushishvili, campeão mundial em 2018. Mas sem conseguir impor seu jogo, Baby perdeu a luta depois de receber três shidos (punições).
Agora, Baby terá a maior pedreira no caminho pelo ouro: o russo Tamerlan Bashaev, atual líder do ranking. Ele despachou nada menos que o bicampeão olímpico, o francês Teddy Riner. O brasileiro segue em busca da sua terceira medalha olímpica consecutiva. Se conseguir o pódio, ele vai se igualar à Mayra Aguiar, que somou três bronzes nos últimos três Jogos Olímpicos.
Segura essa repescagem! 🥋 Rafael Baby vai lutar contra o bicampeão olímpico Teddy Rinner #FRA por uma vaga na disputa do #bronze. 😮😮 Imperdível! É a partir das 17h🇯🇵/5h🇧🇷. pic.twitter.com/5cUmBGbXwg
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 30, 2021
Ippon na estreia
A estreia de Baby foi suada em Tóquio 2020. O brasileiro encarou Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, e conseguiu um ippon no Golden Score. Rafael Silva começou a luta pressionando Kokauri e tentando encaixar a perna para golpear.
No entanto, o azeri tentava sempre manter Baby longe. Com dois minutos e meio de luta, o brasileiro levou um shido (punição) por falso ataque. A decisão foi para o Golden Score. O brasileiro parecia muito cansado e chegou a receber um segundo shido. Quando parecia estar mal na luta, Baby surpreendeu Kokauri e aplicou um ippon inesperado.
Pouca ação na segunda luta
Nas quartas de final, Rafael Silva reencontrou um velho conhecido: Guram Tushishvili, da Geórgia. O rival dominou o brasileiro dominou durante todo o combate, sem dar chances para Baby tentar algum golpe.
Tushishvili também não aplicou nenhum golpe. Porém, conseguiu dominar com a sua pegada a luta toda. Com dois shidos no tempo normal, Baby foi mais pressionado para o Golden Score. Logo no início do combate, ele levou um terceiro shido e declarado perdedor da luta.
LEIA MAIS:
Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
Olimpíadas: A agenda do dia 29/30 de julho, com estreia do atletismo e muitos brasileiros em ação
Rebeca ainda pode ganhar mais duas medalhas: veja datas e horários das finais da ginástica